27 de maio de 2011

NA PAUTA DE ONTEM, SAÚDE E LICENÇAS AMBIENTAIS

SAÚDE – Eu e o Vereador Roberto Freire nos reunimos com a representante da Secretaria de Saúde Estadual, a Senhora Celene e o Senhor Fernando representante do IMAC  para ajudar na saúde e agronomia tarauacaense.

Na próxima quinta-feira dia 02 de junho uma equipe de Saúde Estadual estará em Tarauacá para resolver um problema grande, mas simples se houver interesse político, mas tudo indica que a negociação está rumando para uma solução satisfatória.

Remédios no Hospital que têm uma quantidade considerável serão repassados para o município quando estiver com mais ou menos dois meses para vencer, o que é muito justo, já que vivemos em um país que luta para se desenvolver e tudo que não se perder é lucro. Essa reunião irá definir somente de que forma isso será feito.
Foi tratado também sobre a dificuldade que alguns pacientes têm em adquirir remédios não básicos como, por exemplo, para tratamento de ossos, já que esse usuário tem que dar um jeito de adquiri-lo em Rio Branco, dependendo inclusive no inverno, de ter que arrumar alguém para trazer para eles de avião.
Uma boa notícia é que o Governo do Estado estará enviando para Tarauacá uma equipe que ficará no Hospital dias 02,03, e 04 de junho atendendo a população no que diz respeito a consultas, exames e pequenas intervenções cirúrgicas caso necessário, serão eles:


Profissionais
Cirurgião geral
Oncologista
Infectologista
Ginecologista
Cardiologista
Ortopedista
Anestesista

Exames de:
Ultrassonografia
Biopsia
Ecocardiograma

TFD - Contactamos o responsável pelo TFD (tratamento fora domicílio), aqui em Rio Branco, para encaminharmos algumas soluções.


Ficou definido, já que Tarauacá não tem especialistas em certas áreas, que uma equipe virá ao município de dois em dois meses para solucionar esses problemas de encaminhamento.


PROSAÚDE – Visitamos também a senhora Ruth pessoa responsável pelo PROSAÚDE no Estado do Acre para discutir o funcionamento do mesmo no nosso município. Ela nos adiantou que haverá mais contratações de pessoal da limpeza do hospital e que pedirá ao Raimundinho para fazer uma averiguação do por que dos salários desses servidores estarem atrasados, já que os repasses para as empresas estão rigorosamente em dia. Inclusive Dona Ruth me deu ciência que um médico que é designado para trabalhar na equipe fluvial recebe um salário de R$ 15.000 e por terra quando é o caso o mesmo recebe R$ 12.000,00, então não faz o menor sentido reclamação sobre salário baixo.
IMAC – Na área da agricultura fomos dialogar com o representante do IMAC o Sr. Fernando sobre a demora em liberar as licenças para desmate, que nos deixou muito contente, pois avançamos muito nesse aspecto. Ficou definido que as licenças serão emitidas aqui mesmo por Tarauacá. O único problema é que o MPF(Ministério Público Federal)baixou uma resolução proibindo as queimadas. Mas já que nosso Estado ainda é tecnicamente desprovido de implementos para que nossos pequenos agricultores possam trabalhar e sustentar suas famílias a Câmara de Vereadores de Tarauacá e o IMAC irá solicitar uma audiência com o MPF e MPE para que se estude a possibilidade de ser liberado pelo menos um hectare para que essas famílias não fiquem desassistidas.

Uma boa notícia em relação a isso é a grande contratação de mais ou menos uns 40 profissionais feita pelo órgão e que beneficiará inclusive Tarauacá.
Para citar alguns exemplos foram contratados:
6 Agrônomos
1 Pedagogo
3 Biólogos
1 Engenheiro Químico
9 Engenheiros Florestais

Tarauacá será contemplado com:
Um engenheiro agrônomo e um técnico florestal de nível médio que agilizarão as licenças ambientais para marcenaria, matadouro, agricultores etc.

Um comentário:

  1. Parabéns meu tio querido e vereador de nossa tk, é bom ver que vc não é um vereador atoa!
    ADMIRO VC!

    ResponderExcluir