31 de agosto de 2011

Programa Saúde Itinerante Cuidando dos Seus Olhos viaja pelo interior do Estado    Surama Chaul (Assessoria Sesacre)  

Depois de Sena Madureira, foi a vez de Brasileia receber a ação do governo do Acre
 
Além das consultas, foram agendadas 400 cirurgias de catarata e 120 de pterígio, que serão realizadas em Rio Branco nos dias 24 e 25 de outubro. Também foram identificados dois casos de problema na retina e 80 de glaucoma, sendo encaminhados para Rio Branco para avaliar a necessidade de cirurgia. Uma parceria com a prefeitura local vai garantir a disponibilidade de ônibus para transportar os pacientes até a capital e levá-los de volta a Brasileia.

“Existe uma demanda muito grande no Alto Acre, e poder trazer o projeto para atender a população é maravilhoso. Nunca na história do Acre houve um projeto com essas especialidades. Isso é a integralidade preconizada pelo o SUS”, disse a secretária Suely Melo.

Assim como na capital, o atendimento priorizou pessoas a partir dos 50 anos. Além de Brasileia, foram atendidos moradores das outras cidades do Alto Acre: Assis Brasil, Epitaciolândia, Xapuri e Capixaba. A ideia é de que o próximo destino seja Cruzeiro do Sul, para atender o Vale do Juruá. Em Sena Madureira, por onde o projeto começou sua itinerância, também foram atendidas cerca de 1.600 pessoas em quatro dias, e mais de 300 farão cirurgia de catarata nos dias 25 e 26 de outubro. No encerramento do projeto, em junho de 2012, o governo espera atender os 22 municípios do Estado.

Segundo a diretora do Hospital Raimundo Chaar, Leonice Maria Bronzeado, foi importante receber o projeto porque muitos idosos recorriam à Bolívia e muitas vezes sem sucesso. “Foi uma expectativa geral e um sonho para muita gente porque a maioria é muito humilde e jamais teria condições de pagar uma consulta ou mesmo uma cirurgia”, reconhece.

A vereadora Leda Santiago também esteve presente, representando a prefeita Leila Galvão, e disse que a ida do projeto foi importante porque muitos dos homens atendidos são ex-seringueiros e prejudicaram a visão com a defumação da borracha. “Essa iniciativa trouxe condições e comodidade para eles, que depois de muitos anos puderam fazer uma consulta com um oftalmologista”, disse.

Maria da Silva Vieira, produtora rural aposentada, 58 anos, mora na Colônia São Gregório, em Epitaciolândia, e ouviu pelo rádio sobre a chegada do programa a Brasileia. “Tenho uma amiga que se operou pelo projeto em Rio Branco e está boazinha. Quando ouvi no rádio me apressei em vir para cá. Meu olho dói muito, já usei óculos e não adiantou. Tomara que agora tenha jeito.”

O projeto em números

Desde sua implantação, em 15 de junho, o projeto Saúde Itinerante Cuidando dos Seus Olhos já fez cerca de 30.700 atendimentos em Rio Branco, dos quais mais de oito mil cirurgias de catarata e mais de 2.200 de pterígio (carne crescida), além de pequenas cirurgias e limpeza de lentes.

Na última semana, foram realizadas quatro cirurgias de retina, um procedimento do segmento posterior do olho de alta complexidade e de custo muito alto. “Para nós foi um orgulho realizar essas cirurgias porque o equipamento custa 300 mil dólares. O procedimento, em torno de 10 a 15 mil reais, só é realizado em grandes centros. Poder fazê-las a preço de SUS para o Estado é um ganho muito grande para a população”, disse Luciano Goulart, diretor executivo do Instituto de Olhos Fábio Vieira.

Até junho de 2012, encerramento do contrato, o projeto pretende atender 120 mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário