2 de agosto de 2011

Governo e Sebrae investem na escolarização e gestão de negócios para pequenos empreendedores




Beneilton Damasceno   

Camelôs e feirantes vão receber microcrédito e também podem participar de qualificações


reuniao_sebrae_foto_gleilson_miranda_01.jpg
reuniao_sebrae_foto_gleilson_miranda_04.jpg
O Governo do Estado, Sebrae, prefeitura de Rio Branco, Banco do Brasil e Sindicato dos Camelôs e Feirantes de Rio Branco se uniram em busca de impulsionar o desenvolvimento de pequenos empreendimentos (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Se implementar melhorias no negócio é fundamental para a sua sobrevivência no mercado, conhecer mecanismos de gestão e investir na profissionalização tornam-se fatores indispensáveis. Pensando assim, o governo do Estado, Sebrae, prefeitura de Rio Branco, Banco do Brasil e Sindicato dos Camelôs e Feirantes de Rio Branco (Sincafe) se uniram em busca de impulsionar o desenvolvimento de pequenos empreendimentos.


Um dos primeiros passos da parceria foi a realização do trabalho de diagnóstico para conhecer o público-alvo e detectar as necessidades do setor. “Boa parte dos camelôs e feirantes não possui escolaridade suficiente. Um projeto educacional é muito importante e estamos com muita expectativa. O acesso ao crédito, aliado aos demais benefícios, irá melhorar a vida de nossa categoria”, disse o presidente do Sincafe durante nova reunião realizada na manhã desta terça-feira, 2.


A pesquisa serviu de base para que o Banco do Brasil liberasse financiamentos para pequenos empreendedores. Os recursos devem ser usados pelos camelôs e feirantes como capital de giro e para renovação de estoque.


O acesso depende de alguns requisitos mínimos, entre eles ser sindicalizado, ter conta no Banco do Brasil e não apresentar restrição financeira. E também revelou e necessidade de alternativas para ajudar na escolarização e profissionalização dos camelôs e feirantes.


“Estamos montando a programação para atender as demandas do setor. Vamos focar na gestão dos empreendimentos”, destacou o representante do Sebrae, Cláudio Abreu.


A escolarização do público-alvo também é uma das preocupações das instituições envolvidas no processo de fortalecimento do setor. Para isso, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), vai investir a ampliação do nível de alfabetização das pessoas que fazem parte do grupo beneficiado pelo empréstimo.


De acordo com a coordenadora do Educação para Jovens e Adultos (EJA), Fernanda Alves, o conteúdo programático será contextualizado de acordo com as situações cotidianas dos camelôs, em horários alternativos e com aulas de informática.


“A preocupação do governador Tião Viana é de que os pequenos empreendedores tenham condições para desenvolver suas atividades. E a educação é fortemente ligada ao sucesso de qualquer pessoa. É um processo de complementação para que eles possam ampliar a capacidade de gerenciar negócios”, relatou a coordenadora.


O representante da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios, Rômulo Branco, completou dizendo que a ideia é de que o dinheiro seja investido de forma proveitosa. “Por isso a necessidade de investir na educação e na profissionalização”, disse.


A gerente de Desenvolvimento Empresarial do Sebrae, Socorro Figueiredo, explicou que a falta de conhecimento está relacionada ao fechamento de negócios. “Os comerciantes precisam saber o que vão fazer com o dinheiro. A educação é a busca pela sustentabilidade dos negócios. Com essas parcerias, eles terão noções de mercado, de custos. E o Sebrae cumpre seu papel de fortalecer a gestão dos empreendimentos e ajudar na promoção do desenvolvimento regional”, destacou. 
Agência de Notícias do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário