29 de agosto de 2011

“O Acre promove manejo florestal sustentável exemplo para o mundo” Wiliandro Derze (Assessoria SEF)  

Afirmação foi feita pelo diretor-assistente da Organização Internacional de Madeiras Tropicais, Eduardo Mansour e especialistas que estão no estado

A visita dos engenheiros de vários continentes à Floresta Estadual do Antimary faz parte da programação do Encontro Internacional de Manejo Florestal Sustentável, organizado pela Fundação de Tecnologia do Acre (Foto: Assessoria SEF)
“O Acre é exemplo na atividade de Manejo Florestal Sustentável no Mundo”. Com essas palavras o Diretor Assistente da Organização Internacional de Madeiras Tropicais, Eduardo Mansour e outros engenheiros florestais do Japão, China, Estados Unidos e de outros países definiram os trabalhos que estão sendo realizados dentro da Floresta Estadual do Antimary. Os especialistas em manejo florestal passaram dois dias na reserva, localizada no município de Sena Madureira, distante 110 quilômetros de Rio Branco, e puderam verificar de perto os trabalhos de exploração sustentável na região.

A visita dos engenheiros de vários continentes à Floresta Estadual do Antimary faz parte da programação do Encontro Internacional de Manejo Florestal Sustentável, organizado pela Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), Secretária de Estado de Floresta (SEF) e Organização Internacional de Madeiras Tropicais (ITTO). Comemora também o ano Internacional da Floresta estipulado pela União das Nações Unidas (ONU).

A abertura do encontro ocorreu na Biblioteca da Floresta no início desta semana e contou com a presença do Senador Jorge Viana, que também é engenheiro florestal.

O encontro que seguiu uma extensa programação serviu para redefinir as diretrizes das políticas sustentáveis de manejo florestal criadas pela ITTO, já que as primeiras normas foram criadas em 1990 e é preciso que sejam revisadas.

De acordo com o Diretor do ITTO, antigamente as pessoas pensavam o manejo florestal só como um serviço madeireiro, somente com a retirada de madeira. “Hoje as pessoas entendem a floresta não somente como produtor de madeira, mas como uma fabrica de vários tipos de produto e serviços que são utilizados”, explicou Eduardo Mansour.

Segundo o especialista, a floresta amazônica é muito rica e fornece a madeira e outros produtos, como a castanha, o Látex, açaí, óleos de todas as qualidades para a área cosmética, além de vários outros produtos como plantas e sementes medicinais.

A visita até a Floresta Estadual do Antimary serviu como uma forma de proporcionar aos especialistas da ITTO, as condições necessárias para a verificação da atividade de exploração realizada na região. Foram mostradas as formas de derrubada e as normas para que isso ocorra, como a espessura das árvores, as estradas que devem ser construídas para a qualidade da retirada da madeira e a preservação da fauna na região explorada.

Os membros da ITTO depois de analisar todas as atividades realizadas na floresta do Antimary definiram que o Acre continua sendo a região de melhor exemplo de manejo florestal sustentável em floresta nativa.

A Secretaria de Estado de Floresta (SEF) que é responsável pela reserva florestal do Antimary reformou toda a estrutura do acampamento sede da região, ampliando os apoios e dando condições necessárias para as 54 famílias que vivem na reserva preservar e conservar a floresta.

O Secretário de Floresta, João Paulo Mastrangelo, falou que a realização desse encontro, confirma que as políticas de manejo floresta sustentável no Acre estão dando certo. E acrescentou dizendo que tudo isso já mostra como as comunidades podem ter renda por meio da floresta, pois na Floresta Estadual do Antimary, todas as famílias recebem aproximadamente R$ 880 mensais do Manejo Florestal da reserva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário