2 de setembro de 2011

Atletas do Acre brilham nas Paraolimpíadas Escolares 2011

Onides Queiroz  

Desempenho da oitava maior delegação do Brasil causou sensação em São Paulo

Os 47 atletas da delegação acreana fizeram bonito nas Paraolimpíadas Escolares 2011, realizada de 26 a 31 de agosto, em São Paulo. Trouxeram para casa nada menos do que 41 medalhas (Foto:Mardilson Gomes)
Os 47 atletas da delegação acreana fizeram bonito nas Paraolimpíadas Escolares 2011, realizada de 26 a 31 de agosto, em São Paulo. Trouxeram para casa nada menos do que 41 medalhas - 16 a mais do que as obtidas no evento do ano passado.

A principal competição estudantil de esportes adaptados do Brasil está em sua quinta edição e reuniu cerca de 1.200 participantes de 24 Estados do país. É promovida por uma parceria entre o Comitê Paraolímpico Brasileiro e o governo do Estado de São Paulo. Os paradesportistas são portadores de deficiência física, visual ou intelectual, com idade entre 12 e 19 anos. O objetivo das Paraolimpíadas é promover a inclusão social, a saúde e o exercício de cidadania.

A equipe acreana concorreu em quatro modalidades: bocha, atletismo, natação e futebol. Outras competições que ocorrem no evento são judô, goalball, tênis de mesa, tênis em cadeira e vôlei sentado.

O secretário adjunto de Educação e Esporte, Mauro de Deus, que acompanhou a delegação de atletas, guias e apoio na viagem à capital paulista, voltou entusiasmado. Disse que a equipe superou em muito as expectativas. No ranking geral, foi a 7ª melhor classificada. O secretário já  estuda alternativas de ampliação e desenvolvimento de políticas públicas para atender a classe, inclusive na faixa etária adulta. “O  paradesporto é um mecanismo fortíssimo de recuperação no processo evolutivo dos atletas”, afirmou. Ele também relatou a satisfação das famílias ao receber os campeões.

França Veloso, coordenadora administrativa do Núcleo de Apoio Pedagógico Dom Bosco, ressalta que a docilidade é outro ponto forte da equipe. “Eles são muito obedientes e organizados”, reforçou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário