22 de agosto de 2011

Netbooks melhoram desempenho dos alunos em Mâncio Lima


Flaviano Schneider (Cruzeiro do Sul)   

Governo do Estado distribuiu 165 máquinas em três escolas estaduais


netbooks.jpg
sala_de_informtica_da_escola_antnio_de_oliveira_dantas.jpg
Para professores e alunos manciolimenses, a chegada dos netbooks significou uma grande ajuda na vida escolar (Foto: Flaviano Schneider)
Somente no interior do Estado, o governo do Acre, através da Secretaria de Educação e Esporte (SEE), distribuiu mais de três mil netbooks para alunos do terceiro ano do ensino médio. Em Mâncio Lima, cidade mais ocidental do país, foram disponibilizados 165 netbooks para alunos das três escolas estaduais de ensino fundamental e médio, segundo informação do coordenador de Educação da SEE do município, Raimundo Nonato Dias.

Para professores e alunos manciolimenses, a chegada dos netbooks significou principalmente uma grande ajuda no dia-a-dia, ao facilitar as pesquisas e digitação dos trabalhos. A conexão com a internet possibilitou que juventude faça utilização de e-mails, redes sociais, ouvir música e ver vídeos. Segundo os professores os alunos de outras séries também aguardam chegar sua vez de ganhar uma máquina. Enquanto não chega a hora, tomam emprestado as máquinas dos colegas do terceiro ano.

Cada máquina possui um acervo de mais de 2,5 mil obras literárias, além de vídeos, aplicativos da rede social, programas da TV Escola, tira-dúvidas e jogos. A professora de Artes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio 1º de Maio, Maria José dos Santos, comenta que os netbooks favoreceram muito o ensino de artes visuais. “Melhorou para professores e estudantes. Se tivéssemos um sinal de internet melhor, seria ainda mais vantajoso.”

O aluno do terceiro ano da Escola 1º de Maio Michael da Silva Castro está  sempre com seu netbook à mão. "Ficou bem melhor para fazer pesquisas. Fora da escola, gosto de ouvir músicas e participar das redes sociais”, revelou.

O diretor da Escola Estadual Antônio de Oliveira Dantas, José Fernandes Góes, conta que em sua escola existe um laboratório de informática que tem banda larga e quando o sinal está bom tanto alunos quanto professores se sentem mais à vontade para pesquisas e trabalhos. Ele explica que na cidade ainda existe o sinal fornecido pela prefeitura, enquanto o Programa Floresta Digital está em implantação. “O netbook melhorou o desempenho dos alunos. Eles ficaram entusiasmados com o aparelho. Muitos não tinham condições de adquiri-lo e o governo proporcionou isso.”

Eles disseram

“Usar a internet na escola possibilita mais desenvolvimento, e os alunos aprendem muito mais. Para pesquisa de trabalho, é ótimo.” - José Alex Dias, estudante

“A chegada dos netbooks melhorou a vida escolar. É mais uma forma de os alunos buscarem conhecimento. Eles estão se informando mais, indo além do dia-a-dia da escola. A entrada de novas tecnologias sempre faz bem.” - Ivanete de Matos Souza, coordenadora de ensino

"Gostei muito de receber o netbook porque melhorou minha aprendizagem, meu desenvolvimento e meu desempenho. É muito importante para trabalhos escolares e para nossa vida diária. Eu utilizo de várias maneiras.” - Andressa Cristina Rebouças de Melo, estudante

“Com a internet, quando o professor marca um trabalho de pesquisa, fica mais fácil. Quando não tinha netbook, somente podia pesquisar em lan house. Eu gosto de baixar músicas, ver vídeos, ler notícias, e também é importante a interatividade, mas isso é fora do horário de aula ou de estudo.” - Marcos Muller, estudante
Agência de Notícias do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário