8 de agosto de 2011

Tião quer transformar rio Acre num canal do Panamá

 Governador estuda viabilidade de sistema de eclusas para garantir navegação no Rio Acre, mesmo em época de estiagem


O governador Tião Viana (PT), informou na manhã deste sábado, 06,  durante a assinatura do decreto de lançamento do Programa de Conservação e Recuperação de Nascentes e Matas Ciliaresna Bacia do Rio Acre e Comemoração da Criação do "Dia do Aniversário”, que já encomendou um estudo sobre a possibilidade de construção de eclusas no Rio Acre, para garantir a navegação até mesmo em épocas de estiagem extrema, quando o nível do rio chega a níveis que impossibilitam o acesso das embarcações.

O ambicioso projeto de Tião Viana levará em conta os estudos de impacto ambiental e viabilidade do projeto. A reportagem questionou o governador sobre as conversas de bastidores, para saber o que existe de verdade nos boatos. Viana confirmou todas as informações sobre o projeto de construção de eclusas, afirmando inclusive que as primeiras impressões sobre o projeto são animadoras. Logo abaixo, as duas perguntas da reportagem e a respostas do governador petista, Tião Viana.

ac24horas – Governador, nos últimos dias se intensificou boatos e conversa de bastidores, que o senhor teria encomendado um estudo sobre a construção de eclusas no Rio Acre. O que teria de concreto sobre este assunto?
Tião Viana – Olha, eu estou estudando o assunto e já pedi para uma pessoa de São Carlos, uma das maiores autoridades nesse sistema no mundo, desenvolver os estudos preliminares e apontar a viabilidade ou não. O resultado tem sido muito promissor, mais ainda é cedo para que eu assuma uma posição formal de governo sobre o assunto, já que estou na fase de análise preliminar. Se Deus quiser, nós vamos poder fazer algo há mais pelo Rio Acre.

ac24horas – O projeto seria paralelo ao Programa de Conservação e Recuperação de Nascentes e Matas Ciliaresna Bacia do Rio Acre, que está sendo lançado hoje?
Tião Viana – Ele está incluso. Pelo menos a quatro meses, já estão sendo feitos os primeiros estudos, mas é algo que ser feito com muita prudência, para analisar todas as conseqüências e todas as vantagens, assim como também as situações de fragilidade que se possa ter. Parece que os resultados são muito favoráveis.

No Brasil, atualmente, existe um sistema de eclusas em funcionamento em Barra Bonita, rio Tiête.
fotoilustrativa_in1


COMO FUNCIONAM AS ECLUSAS
Eclusas funcionam como degraus ou elevadores para navios: há duas comportas separando os dois níveis do rio. Quando a embarcação precisa subir o rio ela entra pela comporta da eclusa à jusante e fica no reservatório (ou caldeira), que é, então, enchido com água elevando a embarcação para que possa atingir o nível mais alto, à montante.
Quando a embarcação precisa descer o rio ela entra pela comporta da eclusa a montante e permanece no reservatório enquanto ele é esvaziado, descendo a embarcação até o nível mais baixo do rio as comportas abrem-se para a entrada do navio. Observe que a água está ao mesmo nível do lado do navio.
Após a entrada, a câmara da eclusa será esvaziada e o navio estará ao nível das águas da comporta ao fundo. Seu objetivo é, portanto, permitir a navegação. Um dos processos de enchimento do reservatório pode ser gravitacional, de modo que não é necessário o uso bombas d'água e motores.

Ray Melo, da redação de ac24horas – raystudio3@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário