18 de agosto de 2011

Governador entrega mais de 190 moradias para famílias que viviam em área de risco

Nayanne Santana
Foram 120 casas no loteamento Mutambo, 30 no loteamento Vale do Açaí, 35 no loteamento Mulateiro e nove no loteamento Jequitibá

O governador Tião Viana realizou a entrega de mais de 190 casas populares nesta quarta-feira. As chaves das unidades habitacionais foram entregues para famílias de baixa renda que moravam em áreas de risco.

“Hoje são 194 casas entregues. Para nós, é uma alegria ver a expressão de felicidade de um bebezinho que vai passar a ter um lar definitivo, aos pais que vão poder planejar uma família, aos avós que não imaginavam um dia ter a casa própria e agora estão podendo ter. Hoje são 194 casas; na próxima semana nós vamos entregar em Cruzeiro do Sul mais 150 casas e dia 5 de setembro entregaremos em Rio Branco 1.900 casas em um só dia”, garantiu o governador.

As unidades habitacionais foram construídas em parceria entre o governo do Estado e o governo federal. O novo conjunto habitacional está  localizado no bairro São Francisco e se divide nos loteamentos Mutambo, onde foram entregues 120 unidades habitacionais (80 em alvenaria e 40 em madeira), 30 casas fazem parte do loteamento Vale do Açaí, 35 casas são do loteamento Mulateiro e nove do loteamento Jequitibá.

Mudança de vida

“A minha vai mudar muito depois de receber essa casa, que eu não teria condições de comprar. O governo está beneficiando cada família que está aqui. Vamos ter um lugar adequado para morar, um lugar confortável. Estou muito feliz por esse momento. Feliz por mim e pelas outras famílias. Agradeço a Deus, em primeiro lugar, e ao governador Tião Viana, que está nos apoiando, colocando o povo do Acre em primeiro lugar”, celebrou a dona de casa Francisca Ferreira.

As chaves das unidades habitacionais foram entregues para famílias de baixa renda que moravam em áreas de risco (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A mulher conta que antes de ser beneficiada com uma casa própria do programa Minha Morada vivia com os dois filhos e o esposo numa casa alugada no bairro Ivete Vargas. O local onde morava era área de risco.

Três moradores dos loteamentos entregues nesta quarta-feira foram convidados a participar da entrega simbólica das chaves, representando seus futuros vizinhos. Uma das representantes da nova comunidade foi a dona de casa Maria Valdenice. Mãe de três crianças, ela conta que morava no bairro Conquista, em uma área que alagava.

“Hoje estou realizando o sonho de morar com minha família em um local seguro. Posso dormir tranquila sem medo da água ou de um barranco levar minha casa. Sou muito grata ao governador Tião Viana por essa preocupação de dar uma casa digna para os pobres”, afirmou a dona de casa.

Moradia e dignidade para os mais pobres


“Além das moradias, hoje também entregamos mudas frutíferas e sombreiras para garantir um local com infraestrutura, organização e urbanização. A única coisa que pedimos às pessoas que vão viver nesse lugar é que tenham amor por suas casas e zelem seus imóveis”, declarou Marcelo Menezes.

Antônio Torres, secretário de Assistência Social, ressaltou que a preocupação e o empenho do governador Tião Viana em investimentos em políticas públicas para os mais carentes demonstra sua responsabilidade social, cuidado e respeito com o povo.

O prefeito Raimundo Angelim solicitou que cada morador beneficiado pela entrega dos imóveis não vendam suas moradias (Foto: Sérgio Vale/Secom)
“Isso é o que chamamos de servir de todo coração. Aqui o governo está propiciando que vocês recebam uma casa em ótimas condições de infraestrutura. Essa atitude do governo representa o respeito e o carinho que nós temos por cada cidadão”, disse Torres.

O deputado Ney Amorim aproveitou a cerimônia de entrega das residências e dividiu com os moradores dos novos loteamentos a sua angústia quando morava numa imóvel alugado. O deputado lembra que, com muito esforço e trabalho, conseguiu juntar algumas economias e investir na compra de um imóvel simples, porém próprio.

“Eu sei o quanto é satisfatório viver e investir numa casa que será sua. Se na minha época tivesse um plano do Governo para entrega de casas eu certamente teria sofrido menos para conquistar a casa própria. Hoje com o trabalho do governo do Estado vocês estão tendo essa oportunidade”, comentou o Ney Amorim.

O prefeito Raimundo Angelim solicitou que cada morador beneficiado pela entrega dos imóveis não vendam suas moradias. Ele pediu que cada mãe de família, cada patriarca cuidasse bem do local onde as famílias vão viver. “Cuidem de suas casas, plantem flores, árvores. Cuidem da comunidade de vocês e que Deus possa abençoá-los”, declarou Angelim.

Empenho do governo reflete em boas ações

O vice-governador César Messias cumprimentou as 194 famílias que foram beneficiadas com o programa Minha Morada. Ele lembra que o programa Minha Morada iniciou na gestão de Binho Marques que recebeu total apoio do presidente Lula. César Messias ressalta que juntos o ex-governador e o ex-presidente se comprometeram e entregar 10 mil casas.

“Tenho certeza de que vocês estão realizando o grande sonho de suas vidas. Agora terão o cantinho de vocês”, ressaltou César Messias.

Mais de 190 famílias foram beneficiadas com a entrega das chaves da casa própria nesta quarta-feira (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Tião Viana destacou que a entrega de mais um conjunto habitacional com luz, água, calçadas, ruas, parque para crianças entre outros benefícios é uma satisfação. Por isso, ele pediu que cada morador cuide de seu ambiente com muito carinho e pediu que as pessoas sejam vigilantes para impedir que mazelas sociais como as drogas não entrem naquele conjunto.

“Contem a nossa Secretaria de Segurança, chamem a PM, mas não permitam que a droga entre nesse espaço de união de família. Façam com que aqui seja um local de congregação cristã, de respeito e harmonia”, concluiu o governador.

Na próxima semana será realizada a entrega de mais 150 casas no município de Cruzeiro do Sul. Essas unidades habitacionais também são parte do programa habitacional Minha Morada.

“Agradeço muito ao ex-presidente Lula e ao Binho, aos secretários de governo, Aleac [Assembleia Legislativa], Caixa que se dedicaram a esse projeto e hoje nos possibilita dar moradia digna a pessoas que precisam. Também não posso esquecer-me da presidente Dilma que sempre trata o Acre com carinho”, destacou o governador

Agência de Notícias do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário