11 de março de 2011

Tião Viana nomeia Concita Maia para SEPMulheres e Flora Valladares para SGA

Secretárias acumulam trajetória nos movimentos sociais e na gestão pública

Governador Tião Viana assinou os termos de posse das novas secretárias Concita Maia (SEPMulheres) e Flora Valladares (SGA) (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Dois dias após a comemoração do Dia Internacional da Mulher, o governador Tião Viana nomeou novas representantes para estarem à frente de duas importantes pastas de Governo: Flora Valladares assume a Secretaria de Gestão Administrativa (SGA) e Concita Maia assume a recém-criada Secretaria de Políticas para as Mulheres. O termo de posse foi assinado durante ato realizado no Gabinete do Governador. “Quero agradecer a essas duas mulheres por terem emprestado suas histórias de vida e militância para esse governo. Tenho orgulho e estou confiante no trabalho de vocês. São duas áreas distintas e com muitos desafios. Na área da mulher temos metas importantes como a redução da mortalidade materna e infantil, e na área de gestão é onde se concentra o esforço do governo de se manter dentro da capacidade, valorizando os servidores”, afirmou Tião Viana.

Natural de Brasiléia, Flora Valladares é formada em Ciências Econômicas e em Administração pela Universidade do Brasil (hoje UFRJ). Possui um vasto currículo acadêmico incluindo pós-graduação em Política Financeira e diversos cursos de especialização na área. Flora Valladares começou atuando como professora de nível médio e assumiu ao longo dos últimos anos diversos cargos públicos importantes. Já foi Secretária de Estado da Fazenda (jan/78 a ago/82), Presidente da Fundação Banco Central de Previdência Privada (jun/90 a julho/91), Presidente do Banco da Amazônia S/A (maio/95 a abril/2003) e nas últimas gestões da Frente Popular assumiu em diferentes épocas a Secretaria de Estado de Gestão Administrativa, Secretaria de Estado de Modernização Administrativa e Tecnologia da Informação, Controladoria Geral do Estado e Assessoria Especial do Governador.

“O desafio da gestão é fazer a máquina funcionar sem interrupções, os valorizando servidores”, avalia Flora. A pasta da SGA vinha sendo comandada por Francis Mary, que agora assume como Secretária Adjunta tendo como foco o trabalho de humanização do serviço público.

Maria da Conceição Maia de Oliveira, mais conhecida como Concita Maia, também possui uma longa trajetória com experiências na gestão pública e nos movimentos sociais. Ela, que nasceu em Rio Branco, é formada em Pedagogia pela Universidade de Brasília com Mestrado em Educação pela UFRJ. Já foi coordenadora do Projeto de Saúde Reprodutiva da Mulher na Reserva Extrativista do Alto Juruá, trabalhando com as Parteiras Tradicionais da Floresta - trabalho que lhe conferiu a indicação ao Prêmio Nobel da Paz, juntamente com 52 brasileiras indicadas; também foi coordenadora do Movimento Articulado de Mulheres da Amazônia e até recentemente coordenou o Núcleo de Estudos em Gênero na Amazônia, da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Acre.

“Este é um ato político do governador Tião Viana que muito honra as mulheres do Acre. A retomada da Secretaria da Mulher é a concretização dessa meta do governo de ter uma política de gênero para que as mulheres acreanas se sintam realmente valorizadas e felizes”, declarou a secretária da pasta.

Agência de Notícias do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário