29 de março de 2011

Governador Tião Viana assina ordens de serviço para infraestrutura da ZPE

Tião Vitor  

Zona de Processamento de Exportação deve entrar em funcionamento em poucas semanas


"Com esse esforço grande, a gente vê o Estado consolidando uma nova geografia política que integra que Acre à América andina e nos coloca de frente para a Ásia”, afirmou Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana assinou na manhã desta segunda-feira, 28, ordens de serviço que garantem a infraestrutura e atendem as exigências legais para o pleno funcionamento da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), localizada na rodovia BR-317, na cidade de Senador Guiomard. A ZPE acreana deve entrar em funcionamento em poucas semanas, falta apenas a conclusão de algumas obras e a liberação da Receita Federal, o órgão responsável pelo alfandegamento dos produtos de exportação.

Presentes ao evento estavam os deputados estaduais Eduardo Farias (PCdoB), Walter Prado (PDT) e Astério Moreira (PRP), os prefeitos de Rio Branco, Raimundo Angelim, e de Senador Guiomard, James Gomes, servidores das duas cidades, secretários de Estado, empresários e autoridades.

A primeira ordem de serviço assinada autoriza a construção de cercas e muros ao longo dos 120 hectares de área construída e de espaços para a instalação de indústrias. Essa obra é uma exigência legal para o funcionamento da ZPE, assim como a instalação de balanças rodoviárias. A outra ordem de serviço assinada autoriza, justamente, a instalação de duas balanças com capacidade para 500 toneladas e outras, menores, para veículos de menor peso. No terceiro ato, o governador Tião Viana assinou o termo de filiação da ZPE acreana à Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (Abrazpe).

“Essa é a primeira ZPE do Brasil, e aqui está consolidado um grande passo para o futuro do Acre. O que acontece aqui hoje é o primeiro passo para a materialização da ZPE, que teve o apoio do presidente Lula e agora da presidente Dilma Rousseff. Com esse esforço grande, a gente vê o Estado consolidando uma nova geografia política que integra o Acre à América andina e nos coloca de frente para a Ásia”, afirmou Tião Viana. “Se Deus quiser, em poucas semanas já teremos as primeiras indústrias se instalando aqui e seremos a primeira ZPE a ser alfandegada.”

O decreto que criou a ZPE oficialmente foi assinado pelo ex-presidente Lula em julho do ano passado. A iniciativa também tem amplo apoio da presidente Dilma Rousseff. A Zona de Processamento de Exportação é um distrito industrial incentivado, onde as empresas nela instaladas desfrutam de tratamento fiscal e cambial diferenciado, com a condição de destinarem a maior parte de sua produção para o exterior.

De acordo com Tião Viana, o plano inicial prevê a instalação de mais de 30 empresas no Acre logo nos primeiros anos de funcionamento da ZPE. Num levantamento preliminar, 16 empresas já demonstram interesse e estão elaborando seus projetos para iniciar as obras de instalação das indústrias a partir da autorização de funcionamento que deve ser fornecida pela Receita Federal.

O delegado da Receita no Acre, Leonardo Frota, disse que o processo de autorização está avançado e que, em pouco mais de três meses, já é possível que a autorização de funcionamento seja liberada. “Tudo vai depender do andamento das obras que foram autorizadas aqui”, contou o delegado.

O secretário de Indústria e Comércio, Edvaldo Magalhães, disse que a etapa iniciada nesta segunda-feira é a segunda da instalação da ZPE no Acre e a mais importante de todo o processo. “Essa é a etapa de criação das condições prévias para que a Receita Federal possa dizer: a ZPE está alfandegada”, explicou Magalhães. Além da construção de cercas e muros, Edvaldo Magalhães informou que é preciso instalar um moderno sistema de vigilância e controle, bem como software específico para o controle de entrada e saída de mercadoria. “Creio que até o fim de junho já estejamos com tudo funcionando plenamente”, afirmou.

O prefeito de Senador Guiomard, James Gomes, disse que a ZPE deverá trazer muitos benefícios para a cidade. Ele espera que sejam gerados algo em torno de seis mil empregos diretos logo nos primeiros anos de fundação. “O município de Senador Guiomard é parceiro do governo do Estado na instalação da ZPE”, contou. Gomes disse que está sendo formada uma comissão composta pela administração municipal, Câmara de Vereadores e sociedade civil organizada para estudar os impactos causados pela ZPE no município e para propor ações que contribuam para a geração de emprego e renda e o fortalecimento das ações de desenvolvimento. “Já mantivemos contato com o secretário de Educação Daniel Zen solicitando a instalação de mais uma escola na cidade. Queremos também a instalação de cursos profissionalizantes para que a gente aproveite a mão-de-obra local, sem precisar importar profissionais de fora”, disse o prefeito.
Agência de Notícias do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário