3 de março de 2011

Governo do Estado reúne empresários de produtos alimentares

Secretário garantiu que meta é apoiar as indústrias acreanas, oferecendo condições para que possam produzir


Como uma política adotada pelo Governo do Estado de um permanente diálogo com setores da sociedade, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia (Sedict), Edvaldo Magalhães, se reuniu na manhã desta quarta-feira, 2, com os empresários filiados ao Sindicato das Indústrias de Produtos Alimentares do Acre (Sinpal). Durante a reunião, foram apresentadas as principais dificuldades enfrentadas pela categoria e firmadas parcerias para garantir melhorias no setor.

 Os empresários de Rio Branco, Brasiléia e Senador Guiomard, apresentaram várias reivindicações e _Reunio030303_1reclamações ao secretário Edvaldo Magalhães. Eles afirmaram que estão sendo prejudicados com a “concorrência desleal” nas licitações dos órgãos públicos.

 “Nós geramos emprego aqui no Acre, mas temos dificuldades nas licitações. Os ‘pasteiros’ e empresas de fora sempre levam a melhor e de uma maneira, muitas vezes ilegal. Precisamos que o Governo nos ajude, para que possamos continuar produzindo e gerando empregos”, afirmou o empresário Beto Moreto.

Os empresários enumeraram uma série de dificuldades que enfrentam para continuar atuando no mercado acreano. Para eles, o Governo pode garantir uma proteção às empresas do Estado, evitando assim, que empresários de outros estados venham ao Acre apenas ganhar licitações.

 Entre outras coisas eles reclamaram dos problemas com a energia elétrica, afirmando que vários produtos já foram perdidos devido os “apagãos”, além da falta de capacitação para empresários e empregados. Eles também pediram apoio para melhorar a infraestrutura e o maquinário em algumas indústrias,

 “Peço ajuda do Governo para que possamos nos capacitar e garantir uma formação qualificada para nossos funcionários. Isso garante que possamos competir em igualdade com as empresas de fora”, ressaltou o empresário Antônio Bastos.

 O presidente do Sinpal, José Luís Felício, agradeceu o encontro com Edvaldo Magalhães e a equipe da Sedict, afirmando que o Governo do Estado vem dando passos importantes para garantir melhorias aos empresários.

 “A recriação da secretária de Indústria e Comércio foi fundamental para nosso setor. Tenho certeza que esse é o início de um relacionamento que trará muitos frutos para nosso Estado. Agradeço ao Edvaldo Magalhães que veio nos ouvir e se colocou à disposição para visitar cada indústria. Assim ele poderá defender nossos interesses junto ao Governo”, garantiu.

 “As portas estão abertas para o desenvolvimento”, diz Edvaldo

 Após ouvir as colocações dos empresários, o secretário Edvaldo Magalhães disse que o fortalecimento da indústria é uma das grandes prioridades do governador Tião Viana. Ele garantiu a realização de uma reunião com representantes da Comissão de Licitação do Estado e da Secretaria da Fazenda para discutir os problemas apontados pelos empresários sobre as concorrências.

 A expectativa é que a reunião seja realizada até o final de março. Edvaldo Magalhães garantiu aos empresários que as ações do Governo estão voltadas para garantir o desenvolvimento do Estado, através da industrialização.

 “Nosso olhar é sobre o interesse do Acre como um todo, de acordo com nosso projeto de desenvolvimento. Queremos manter um relacionamento de proximidade e sinceridade com os empresários. Vamos nos encontrar até o final de março, para buscar uma solução sobre essa questão das licitações”, afirmou.

 Edvaldo Magalhães lembrou ainda que o problema da energia já está sendo resolvido com a construção do segundo linhão que vai garantir mais qualidade no serviço. Ele também afirmou que pretende visitar os estabelecimentos para conhecer a realidade de cada empreendimento.

 O que eles disseram:

 “Nesses 15 anos que sou filiado ao Sinpal, essa foi a melhor reunião que já participei. Saber que o Governo está abrindo as portas e se aproximando dos empresários é sinal que poderemos trabalhar com mais tranquilidade e incentivo”, empresário Beto Moreto.

 “Essa reunião marca o início de um novo tempo. Com o secretário Edvaldo Magalhães dialogando com os empresários podemos sonhar com melhorias no setor. Essa relação com o governo é fundamental para o sucesso da indústria acreana”, empresário José Lins.

 “Foi uma reunião excelente. Colocamos os problemas e iniciamos uma nova relação com o Governo do Estado. Estamos mais otimistas e certos que temos um apoio importante para continuar trabalhando”, empresário Joafran Nobre.

 “Nós tivemos a oportunidade de apresentar nossas reivindicações e reclamações. Agora vamos esperar que esse relacionamento possa continuar. Para nós é importante que o Governo crie uma política de proteção à indústria local”, empresário Antônio Bastos.
Agência de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário