22 de março de 2011

Governo do Estado cria Comitê Estadual de Gestão de Políticas para a Juventude

Tião Vitor    

Decreto foi assinado nesta segunda-feira; instituição tem por objetivo principal propor políticas públicas integradas





O decreto assinado nesta tarde, além de criar o comitê, determina quem são os seus demais membros, funções e forma de atuação (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O governador Tião Viana assinou na tarde desta segunda-feira, 21, o decreto que cria o Comitê Estadual de Gestão de Políticas para a Juventude. A nova instituição é  composta por órgãos e entidades e tem por objetivo principal, como o próprio nome diz, de propor políticas públicas integradas para a juventude em âmbito estadual. O comitê terá como presidente o assessor especial da Juventude do Gabinete do Governador, Thiago Higino.

O decreto assinado nesta tarde, além de criar o comitê, determina quem são os seus demais membros, funções e forma de atuação. De acordo com o decreto, o comitê deve se reunir a cada três meses e informa que “a participação no Comitê  Estadual de Gestão de Políticas para a Juventude será considerada serviço de natureza relevante, e não enseja qualquer tipo de remuneração”.

O governador Tião Viana assinou o decreto rodeado por deputados estaduais, simbolizando um pacto estadual em favor da juventude, principalmente os residentes nas periferias e no interior. Viana elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo secretário Higino e disse que o comitê aproxima ainda mais o governo do Estado da juventude. “O comitê amplia a comunicação. Ele amplia a troca de informações. Ele vai buscar as criações e as alternativas de política para a juventude e filtra a oportunidade dessas ideias para que o governo tome as decisões”, disse o governador.

Thiago Higino disse que o comitê  é o reconhecimento do governador Tião Viana, uma forma de fortalecer as ações voltadas para a criação de políticas públicas para a juventude. “O governador entende que a assessoria não pode ser um órgão específico, mas um órgão que deve estar presente em todos os setores que gerem políticas de juventude”, contou. O assessor lembrou que há políticas sociais e de inclusão, de geração de emprego e renda, entre outras voltadas para os jovens e que estão acontecendo em diversas secretarias. O comitê deverá atuar de forma ampliar essas ações, bem como buscar a interação entre todos os órgãos para que essas políticas se tornem mais constantes e eficazes.

O secretário de Educação, Daniel Sant’Ana, disse que a atuação do comitê deve gerar maior racionalidade no tratamento das políticas públicas para a juventude. “Isso otimiza os esforços, otimiza os recursos e faz com que o governo aja de forma cada vez mais integrada, obtendo resultados mais eficazes, mais efetivos e mais eficientes”, explicou o secretário.

O vereador Gabriel Forneck representou o parlamento municipal no evento. Ele contou da felicidade de ver o governo do Estado criar o comitê e lembrou como a experiência realizada na prefeitura deu maior dinâmica nas ações do município em prol da juventude. “Nós temos índices preocupantes, principalmente aqueles que mostram a violência em que o jovem está inserido, e acredito que temos o dever de chegar nessa juventude para que ela possa ter uma visão de futuro melhor”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário