22 de setembro de 2011

Catie e governo do Acre definem novas parceria

Viviane Teixeira   
Educação, ciência, turismo e produção fazem parte da plataforma de propostas
O governador Tião Viana recebeu em seu gabinete nesta quarta-feira, 21, representantes do Centro Agronômico e Tropical de Pesquisa e Ensino (Catie) e da Universidade de Cooperação Internacional da Costa Rica (Foto: Gleilson Miranda)

O governador Tião Viana recebeu em seu gabinete nesta quarta-feira, 21, representantes do Centro Agronômico e Tropical de Pesquisa e Ensino (Catie) e da Universidade de Cooperação Internacional da Costa Rica. Esta foi a primeira visita feita pela delegação da Costa Rica ao governador e teve como objetivo a definição das áreas prioritárias para o fechamento de novas parcerias.

O Catie é uma instituição internacional cuja missão é a de reduzir a pobreza rural por meio da educação, pesquisa e cooperação técnica, além de promover a gestão sustentável da agricultura e recursos naturais. Combina a ciência, a pós-graduação a cooperação para alcançar essa meta.

"Esta visita faz parte do processo de trabalho conjunto iniciado na gestão do governador Binho Marques, e agora estes laços se fortalecem. Será elaborada uma plataforma de diálogo, com definição das áreas de parcerias. Em novembro novo encontro será realizado e as atividades entram em execução em janeiro do próximo ano", destacou Eufran Amaral, diretor presidente do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC).

As áreas a serem trabalhadas são: turismo ecológico, de aventura e rural, formação de pessoas com a presença de técnicos da Costa Rica em Rio Branco, intercâmbio de alunos, discussão de temas globais como mudanças climáticas. E também o fortalecimento do Polo do Conhecimento, localizado em Xapuri. Durante a reunião ficou definido que a Universidade de Cooperação Internacional das Costa Rica irá disponibilizar curso de formação de pessoas via internet e também serão elaborados estudos para a gestão do turismo no Estado.

As ações conjuntas incluem treinamento, cooperação técnica e ciência. "Foi um encontro proveitoso para conseguimos orientações sobre novos temas para convênios. Vamos elaborar uma proposta e teremos outros encontros. Temos muitas ações encaminhadas", disse o representante da Catie, Ronnie de Camino Velozo. Ainda este ano será realizado um curso internacional sobre governança e mudanças climáticas em Xapuri.

O governador Tião Viana encerrou o encontro agradecendo as parcerias e dizendo que o governo vai trabalhar para corresponder as expectativas do Catie e da universidade. "Fico animado por saber da experiência e da qualidade do trabalho que desenvolvem. Aqui vocês encontram um ambiente de gratidão pelas parcerias". 
Agência de Notícias do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário