26 de setembro de 2011

Cuidando dos Seus Olhos atinge marca de 10 mil cirurgias de catarata

Nayanne Santana  

Equipe médica do programa já realizou 70 mil consultas e fez a primeira cirurgia de retina no Acre
 
“É com grande orgulho que eu e a equipe do Saúde Itinerante Cuidando dos Seus Olhos, dirigido pelo doutor Fábio Vieira, anunciamos que na quinta-feira, 22, atingimos a meta de 10 mil cirurgias de catarata, também já foram realizadas mais de 70 mil consultas e cinco mil cirurgias oftalmológicas de outros tipos”, revelou o governador Tião Viana (Foto:Gleilson Miranda/Secom)
A possibilidade de enxergar e com isso ter mais autonomia nas atividades diárias, desde as tarefas mais simples às mais complexas, chegou a 10 mil pacientes do Acre, que passaram por cirurgias de remoção da catarata por meio do programa Cuidando dos Seus Olhos, do governo do Acre.

“É com grande orgulho que eu e a equipe do Saúde Itinerante Cuidando dos Seus Olhos, dirigido pelo doutor Fábio Vieira, anunciamos que na quinta-feira, 22, atingimos a meta de 10 mil cirurgias de catarata. Também já foram realizadas mais de 70 mil consultas e cinco mil cirurgias oftalmológicas de outros tipos”, revelou o governador Tião Viana em entrevista coletiva.

Tião Viana recebeu o diretor do programa Fábio Vieira e o médico Luciano Ambrósio em seu gabinete para anunciar à imprensa as metas conquistas pelo programa, que promove cirurgias de cataratas e outros atendimentos específicos na área oftalmológica.

Nesta sexta-feira, 23, iniciaram-se novas cirurgias no Hospital das Clínicas, e os atendimentos seguem até o dia 28 deste mês. Mas o governador anunciou que os atendimentos do programa que está mudando a vida de muitos idosos acontecerão também no interior do Estado e em aldeias indígenas.

“Esse programa é um esforço gigante do governo com o apoio do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o trabalho humano desta equipe para que nós possamos servir a população do Acre”, ressaltou Tião Viana.

Cirurgias de retina começam a ser realizadas

Outra novidade anunciada pelo governador e equipe do Cuidando dos Seus Olhos foi a realização da primeira cirurgia de retina no Estado. O médico oftalmologista Luciano Ambrósio, especialista em tratamentos para a retina, foi o responsável pela primeira cirurgia de retina complexa da história da medicina no Acre, ocorrida no dia 25 de agosto.

“Antes, os pacientes que tinham problemas de retina tinham que viajar. Agora, eles vão poder ficar e fazer segmento da vida deles e tratar esse problema aqui mesmo”, afirmou Tião Viana.

Luciano Ambrósio contou que a paciente que fizera a primeira cirurgia de retina no Acre era jovem e já havia perdido totalmente a visão de um olho e estava perdendo o outro. Segundo o médico, a paciente estava cega há aproximadamente um ano e aguardava na fila para ser operada.

“No dia da cirurgia ela chegou carregada por outras pessoas porque já não conseguia enxergar. Mas no dia seguinte a cirurgia ela saiu andando sozinha e chorando de emoção por ter voltado a enxergar, estava independente, sem precisar da ajuda de outras pessoas. Ela conseguiu recuperar a qualidade de vida dela”, relatou o médico.

Ambrósio assegura que os equipamentos utilizados para as cirurgias são de excelente qualidade e de tecnologia avançada. São máquinas semelhantes às que se encontram em centros médicos referências do país.

Mudança de vida para idosos

O diretor do programa Saúde dos Seus Olhos, Fábio Vieira, destacou que se analisar a situação do Acre nessa área de saúde, não existe nenhuma estatística mostrando que um trabalho semelhante a esse fora feito no Acre. Ele observa que um programa que visa resgatar a visão de pacientes é o que dá nova vida as pessoas, principalmente dos idosos.

“Para vocês terem ideia da envergadura desse projeto, ele tem como estimativa realizar 40 mil cirurgias de catarata, dando prioridade aos pacientes idosos. Acontecendo isso, acredito que o Acre será o primeiro Estado a acabar com a demanda reprimida de cirurgias de catarata. Hoje é uma realidade, nosso país tem envelhecido e é preciso cuidar dessas pessoas”, observou.

Vieira garantiu que no fim dos 12 meses de atuação de sua equipe de saúde será  acabada a demanda reprimida de cirurgias de catarata no Acre. O diretor do programa estima que em outubro os atendimentos sejam na região do Juruá, aproveitando a trafegabilidade da BR-364 para o deslocamento da equipe.
Agência de Notícias do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário