20 de dezembro de 2010

Tião Viana anuncia 1º escalão do governo

Antes de anunciar os secretários, Tião Viana apontou a política como a responsável pelas mudanças realizadas. Ele também criticou as últimas ações realizadas pelo Ministério Público Eleitoral de denunciar os candidatos eleitos.

“Não é no exercício de uma função administrativa, mas é na política que se promove o que é amplo que é o direito à qualidade de vida e das sociedades. Criminalizaram a política e sangraram a democracia deste país com o sentimento de condenação fácil. A equipe de transição cumpriu seu trabalho e cumpriu suas metas”, disse o governador eleito. Tião Viana afirmou ainda que toda a equipe de governo trabalhará com metas e avaliações dos resultados.

“Agora, o time está em campo. A gente planejou os desafios que deverão ser cumpridos ao longo dos quatro anos, e nos primeiros 120 dias o governo será reavaliado por ele mesmo, internamente, e ouvindo a comunidade a cada 120 dias, ou seja, três vezes por ano. Todos têm que ter metas, prazos e resultados”, afirmou o governador Tião Viana.

Jorge diz que a responsabilidade do 4° mandato é maior para FPA

O senador Jorge Viana (PT) foi o primeiro a se pronunciar durante o anúncio oficial da equipe de governo. Em clima de descontração, Jorge Viana brincou com o também senador Aníbal Diniz, dizendo que a reunião teria começado atrasada porque o amigo havia “perdido a hora” depois de uma festa.

O ex-governador prosseguiu seu discurso destacando que este sábado é um dia muito especial para o Acre, para o povo e para a história política que a Frente Popular está construindo. “Nós atuamos e militamos na política, não por um arranjo ou por um tipo de compromisso que até pode ser aceitável para outras políticas. Nós atuamos por ideal. Quando recebemos um cargo, a gente recebe a oportunidade de ajudar a concretizar sonhos”, destacou.

Jorge Viana lembrou o crescimento e respeito adquirido pela Frente Popular ao longo de duas décadas. “A responsabilidade do quarto mandato é tão grande quanto a do primeiro. É maior que a do governador Binho, que quebrou o ciclo convencional do Brasil do mandato de oito anos com sua eleição em primeiro turno. O desafio agora é maior”, observou.

O senador destacou que o governo deverá fazer a opção pelos mais pobres, pelos que não tiveram oportunidade. “O Tião não abre mão de ser tão ou até mais rigoroso, quanto eu fui e o Binho tem sido. Os secretários têm que incorporar os princípios de ética e honestidade. Não tenho dúvida de que estou diante de pessoas competentes e dedicadas”, declarou.

Por fim, o senador concluiu, ressaltando que “Ninguém ganha liderados administrando, mas se trocarmos a palavra administrar por cuidar, acredito que muda completamente o sentido das coisas. O nosso povo não precisa de administradores, precisa de quem cuide de seus interesses”, concluiu.

César Messias garante ter disposição renovada

O vice-governador César Messias lembrou que Binho Marques não teve sentimento de egoísmo ao entregar o governo a Tião Viana. Também lembrou as investigações pelo qual Jorge Viana passou durante o período eleitoral. César Messias garantiu que está com novo ânimo para trabalhar nos próximos quatro anos.

“O meu entusiasmo é renovado. Assemelha-se ao de uma noiva”, afirmou o vice-governador. César desejou bom trabalho a todos os secretários e pediu que eles tenham determinação para que daqui a quatro anos tenha-se um Acre melhor do que o que está hoje.

Aníbal Diniz assegura que mudanças são importantes

O futuro senador Aníbal Diniz (PT) declarou que o projeto da Frente Popular ganhou vida nova com a eleição de Tião Viana. Ele destaca que o projeto mantém o “DNA inicial”, mas vai ganhar vitalidade, diferenciação com relação a alguns movimentos.

“Mudança no procedimento administrativo é algo fundamental para que todos permaneçam rendendo o seu melhor. Não podemos admitir o comodismo porque isso pode gerar a insatisfação da sociedade”, refletiu.

O senador ressaltou que os eleitos estavam ali “como frutos da democracia”, demonstrando o que ele nominou de vontade soberana do povo. “Temos que nos despir de qualquer vaidade para ajudar o governador Tião Viana a fazer um governo de sucesso. Não podemos admitir competição setorial, que um fique disputando holofotes com os outros. Temos que ter todas as atenções voltadas para garantir o sucesso do governo como um todo”, enfatizou.

Secretário de Segurança revela plano de ação

O próximo secretário de Segurança Pública, Ildor Reni Graebner, assegurou que o governo já elaborou um plano de ações que serão iniciadas a partir de 1° de janeiro. Contudo, Graebner revelou que este plano será anunciado pelo governador eleito Tião Viana em breve.

O secretário revelou que durante o período de transição foram levantados todos os problemas na área de Segurança Pública com objetivo de buscar recursos para fazer as adequações necessárias.

A segurança nas regiões de fronteira não será deixada de lado. Graebner adianta que o trabalho será intensificado para evitar aumento na criminalidade e tráfico de drogas. “Vamos fazer um trabalho de fiscalizações nas fronteiras logo no início do ano”, avisou.

O desafio de gestores

O novo secretário de Educação, Daniel Queiroz de Sant’Ana, afirmou que será um desafio grande suceder os últimos gestores da pasta, mas prometeu dar continuidade às ações já realizadas que teriam elevado a qualidade do ensino.

“A responsabilidade é enorme, principalmente diante dos avanços e das conquistas nos indicadores como Ideb e Saeb. A educação está acessível a todas as crianças e adolescentes em idade escolar.

Isso tudo são conquistas que precisam ser mantidas e ampliadas, uma missão que a gente assume com muita responsabilidade. Realmente não vai ser fácil suceder ao nosso governador Binho e professora Maria Correia. A montagem da equipe da educação será tomada em parceria com o governador nas próximas duas semanas”, detalhou o gestor.

A nova secretária de Saúde, Suely de Souza Melo, disse que o trabalho será voltado para a ampliação dos serviços de atendimento, além de instalar uma medição de qualidade das ações a serem implementadas.

“Quando a gente tem o respeito pelo ser humano, tudo fica mais fácil. Seguindo o ensinamento do ex-governador Jorge Viana, que temos que cuidar do Acre, então é um sentimento de valorização do trabalhador, o sentimento de valorização do usuário e a partir disso é ampliar o acesso, estabelecer um sistema de regulação em que as pessoas consigam fluir dentro do sistema de saúde. Não é uma tarefa muito simples, mas com amor, com garra e com um sentimento de unidade a gente vai conseguir dar uma condição melhor de saúde para a população”, falou Suely.

Escolhido para continuar no Departamento de Estradas e Rodagem do Acre (Deracre), Marcus Alexandre Médici Aguiar, declarou que espera terminar em 2011 o asfaltamento dos últimos 80 quilômetros da estrada para Cruzeiro do Sul. Ele ainda disse que nos próximos quatro anos os ramais também serão priorizados.

“Temos as condições para concluir a BR, faltam mais de 80 quilômetros. Agora, para chegar até lá tem um longo caminho e temos que aproveitar o inverno para mobilizar os insumos e aprovar os recursos junto ao governo federal, deixando os projetos em dia e fazendo tudo o que é preciso para que, na abertura de 2011, a gente possa estar trabalhando a pleno vapor.

Outras ações, como o programa estadual de ramais que vai ser discutida com o movimento social, com Incra e a prefeitura, um modelo que possa congregar ainda mais instituições e pessoas apoiando, mantendo a ação dos aeroportos e hidrovias dentro do plano de governo”, finalizou o diretor do Deracre.

Primeiro escalão do novo governo tem oito mulheres

O governador eleito, Tião Viana (PT), anunciou na manhã de ontem na filmoteca da Biblioteca Pública os nomes de 49 secretários, diretores e assessores que comporão o primeiro escalão da administração dos próximos quatro anos. Ele chegou às 9 horas, acompanhado da 1ª dama Marlucia Cândida, e do irmão, o senador eleito Jorge Viana.

O evento que contou com a participação de membros do governo atual e de deputados eleitos foi aberto por um discurso feito por Jorge Viana, seguido pelo suplente de senador, Aníbal Diniz, e pelo vice-governador César Messias. Tião Viana foi o último a falar e explicou a falta do atual governador, Binho Marques, que estaria indisposto. Nos próximos dias, a equipe do governador deverá anunciar a relação de outros três secretários e assessores do segundo escalão.(Freud Antunes e Nayanne Santana)

A Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário