9 de dezembro de 2010

Sete mil estudantes do ensino médio receberão netbook

Ernani Baracho - Assessoria SEE
Mais de 7 mil alunos concluintes do ensino médio terão acesso aos netbook

Alunos poderão continuar com o netbook se passarem no vestibular

O governador Binho Marques lança nesta quarta-feira, 08, na Escola Armando Nogueira, o Programa Ensinomedio.ac.Trata-se de um programa inédito de inclusão digital, que disponibilizará mais de sete mil netbook para estudantes do ensino médio de todos os 22 municípios do Acre.

A iniciativa, além de proporcionar a mais de sete mil estudantes a inserção desses jovens aos computadores, também incentivará a utilização das novas tecnologias como forma de ampliar sua inclusão digital, aumentar a taxa de conclusão e reduzir os índices de abandono e repetência neste nível de ensino. Os alunos da rede pública que conseguirem entrar na universidade ainda poderão usufruir do equipamento através de um novo termo de adesão.  

O Programa Ensinomedio.ac consiste na cessão temporária de equipamentos portáteis de informática tipo netbook aos alunos concluintes do Ensino Médio das unidades de ensino da rede pública estadual. Para ter direito à máquina, o aluno tem que estar devidamente matriculado e com freqüência regular.

Ao todo, 47 escolas em todo o Estado receberão computadores portáteis. Armando Nogueira e Barão do Rio Branco terão o maior número de netbook, com 435 e 587, respectivamente. Em Cruzeiro do Sul, as cinco escolas de ensino médio estaduais receberão no total, 821 máquinas.  Os investimentos no programa são da ordem de R$ 5 milhões de reais, sendo 1,2 milhões com recursos próprios e o restante financiado pelo BNDES.

A Política de inclusão digital no Acre teve início em 2006 com o programa denominado Comunidade Digital, que compreende centros comunitários denominados Telecentros, disponíveis em todos os municípios do Estado do Acre.

Telecentros são Espaços públicos localizados em comunidades e locais estratégicos, estruturados com computadores para cursos de iniciação a microinformática, oficinas temáticas e acesso à Internet, sob orientação e acompanhamento de monitores capacitados.

O programa Comunidade Digital foi inserido em um projeto amplo, denominado de Floresta Digital para a construção de uma rede digital com cobertura em todas os municípios do Acre e o Programa Ensinomedio.ac faz parte desta revolução digital que o Estado vivencia.  
 
Agência de notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário