20 de junho de 2011

SERINGUEIROS E RIBEIRINHOS RECEBEM FILTROS CERÂMICOS

Tatiana Campos  

Recipientes vão garantir acesso a água potável de boa qualidade

Na manhã da última  sexta-feira, 17, o governo do Estado entregou 266 filtros de cerâmica para moradores de áreas isoladas e sem acesso a água encanada (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Manoel da Costa de Souza mora com dez filhos e dois netos no seringal Dois Irmãos, em Xapuri. A água que a família ingere é retirada do rio. Para mudar esse quadro, o governo do Estado, por meio do Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Acre (Proacre), está trabalhando o fortalecimento das atenções básicas à saúde.

Na manhã desta sexta-feira, 17, a Secretaria de Saúde entregou 266 filtros de cerâmica para moradores de áreas isoladas e sem acesso a água encanada.

A ação parece simples, mas pode salvar vidas, segundo a secretária de Saúde Suely Melo. Dezenas de doenças são de veiculação hídrica e têm ligação direta com a mortalidade infantil.

“Pode parecer uma ação simples ou sem importância, mas esses filtros evitam contaminações por verminoses e outras doenças que são transmitidas pela água. Os índices de mortalidade infantil vão cair ainda mais porque as crianças vão ter acesso a uma água saudável”, explicou.

Para o governador Tião Viana, a vida humana vem acima de tudo e, embora o Acre já tenha atingido as metas do milênio estipuladas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a mortalidade infantil, a luta continua.

“Mas é preciso avançar mais. Não se pode parar quando o assunto é salvar vidas humanas. Imaginem quantas perdas podem ser evitadas com o consumo de água tratada”, lembrou o governador.
Agência de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário