6 de outubro de 2010

Sessão relâmpago marca retorno de deputados após as eleições

O retorno foi marcado pela comemoração dos que se elegeram e pela solidariedade aos que perderam seus mandatos na Aleac

l

Os deputados estaduais do Acre voltaram ao trabalho nesta terça-feira (5). Foi a primeira sessão após as eleições do último domingo (3) e durou menos de cinco minutos. Como já era esperado, nenhum projeto foi votado na sessão que foi marcada pela comemoração dos que lograram êxito na campanha eleitoral e pela solidariedade aos que perderam suas vagas na Assembléia Legislativa do Acre (Aleac).

Dos 19 parlamentares que concorreram a reeleição, 11 obtiveram  sucesso nas urnas. Entre os oito que não obtiveram votação suficiente para voltar à Casa de Leis está um dos deputados mais atuantes da oposição: o parlamentar Luiz Calixto (PSL)que disputava o quarto mandato na Aleac. Segundo Calixto, o pleito eleitoral foi muito pulverizado,  dividido e pessoal.

Conforme ele, isso contribuiu para o  insucesso dele nas eleições deste ano.  “Disputei uma eleição proporcional e participei de uma coligação que pagou o preço por ter um candidato a governador. Mas não estou abatido e decepcionado. Não vejo culpa em nada. O que faltou foi voto”, disse o deputado que comentou ainda que irá manter a militância no partido do qual é filiado.

Já o deputado N. Lima (DEM), que concorreu sub júdice, porque teve o registro de candidatura cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por suspeita de compra de votos,  revelou ter obtido 3.513 votos na eleição. Segundo o parlamentar, o Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar o recurso impetrado por ele antes da diplomação que ocorre no dia 17 de Novembro.

Caso a situação seja revertida em benefício do deputado, a estreante Marileide Serafim (PMN) perde a vaga para N. Lima. “Acho que faltou ao TRE avaliar a minha história política durante os três mandatos que exerci sem responder nenhum processo. Mas acredito na justiça e tenho a consciência que não comprei votos”.

Por sua vez, Edvaldo Magalhães (PC do B), presidente da Aleac, que perdeu a disputa para senador,  avaliou que os eleitores do Acre se dividiram muito nestas eleições. Os números dizem isso. Mas nós da Frente Popular do Acre (FPA), vamos analisar com calma, entender o recado do povo, fazer os ajustes necessários e construir uma nova fase”, comentou o presidente da Aleac.

Edvaldo pontuou ainda que apesar da divisão nas urnas, a FPA ainda se saiu vitoriosa porque ampliou o número de integrantes da base governista. “Só na Assembléia teremos 16 aliados no próximo ano”.

Sobre seu futuro no próximo governo da FPA, o deputado se limitou a dizer que, por enquanto, qualquer boato é “mera especulação, fruto desse ambiente político. Não vou participar deste debate”.
Notícias da Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário