25 de outubro de 2010

Moisés Diniz visita comunidades pobres


O deputado Moisés Diniz (PCdoB) passou todo o final de semana nos bairros mais pobres de Tarauacá, nas estradas e nos rios. O parlamentar foi agradecer os votos nos lugares mais distantes, inclusive em regiões aonde ele não andou durante a campanha.

“Parece uma contradição, mas eu decidi visitar lugares aonde eu tive pouco voto. As pessoas ficavam impressionadas quando eu pedia desculpas pela minha ausência e dizia entender o porquê de eles não terem votado em mim”, explica Diniz.

Depois de uma hora de vôo para Tarauacá, o líder do Governo pegou um carro e foi até a ponte do rio Gregório, distante 80 km da cidade. Lá utilizou uma pequena embarcação e subiu o mesmo rio até a comunidade Boa Vista.

O povo pediu uma igreja

Durante a reunião com os moradores, o deputado pediu que eles apresentassem as reivindicações da comunidade para o próximo mandato. De forma surpreendente, a primeira reivindicação foi o pedido para que o governo ajudasse na construção de uma pequena igreja na comunidade.

“Eles me ensinaram ali que a igreja será o elemento de união entre eles, aonde nascerão as outras esperanças, inclusive a luta pela terra”.

O deputado do PCdoB se comprometeu a lutar pela permanência deles na terra, pois são posseiros na área comprada pelo apresentador Ratinho.

Um par de sapatos pra dois

Na comunidade o deputado Moisés Diniz conheceu dois amigos, Timóteo e Aurélio, da mesma igreja que perderam a perna por causa de picada de cobra. Um perdeu a perna esquerda e outro a direita.

“Eles têm a mesma estrutura física. Assim, compram um único par de sapatos e cada um fica com um pé. Se eu não tivesse ido lá não teria conhecido uma situação tão comovedora e tão trágica”, afirmou o parlamentar.

Diniz está encaminhando os dois rapazes para que eles recebam próteses garantidas pela Secretaria Estadual de Saúde.

Núcleo evangélico da UJS

Aproveitando a presença da dirigente da UJS de Tarauacá, Cris Cardoso, foi fundado o núcleo evangélico da UJS, como forma de envolver a juventude religiosa nas causas do povo do lugar.

“Acho que nós criamos ali o primeiro núcleo evangélico da juventude socialista. Foi um momento mágico”, comemorou o comunista.

A primeira reivindicação foi o pedido de apoio para montar uma oficina para ensinar os jovens a produzir violões, já que existe na comunidade um velho artesão que produz instrumentos musicais sem apoio do poder público.

O deputado disse ainda que jamais imaginou que houvesse nas cabeceiras de um rio acreano alguém que soubesse produzir um violão, utilizando instrumentos rústicos.

“Nós vamos qualificar o nosso mandato através dessas ações junto ao povo mais pobre e nas regiões mais distantes. Vamos ajudar o povo a se organizar e não vamos mais sair de perto dele”, afirmou o deputado.

Personagens do Santo de Deus

O deputado, que também é escritor, encontrou alguns personagens do seu livro O santo de Deus, já que a tragédia narrada no livro ocorreu a 11 km dali, no rio Tauari.

O parlamentar decidiu apoiar na mesma comunidade o fortalecimento da igreja, a organização da juventude socialista e o apoio público para a cooperativa de produtores.

“É possível rezar, produzir riquezas coletivas e lutar. Assim a gente evita tragédias como aquela do Tauari”, concluiu Diniz.

AC 24horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário