8 de outubro de 2011

Ruas do Povo melhora as vendas no comércio

Roberta Marisa e Stalin Melo (Assessoria Depasa)   Comerciantes, de diferentes municípios, comemoram o aumento das vendas após intervenção do governo com o programa de pavimentação de ruas.

Seu Francisco Vieira de Souza, 46, morador da Rua Buriti há dois anos, uma das contempladas no município de Feijó com o programa Ruas do Povo
Seu Francisco Vieira de Souza, 46, morador da Rua Buriti há dois anos, uma das contempladas no município de Feijó com o programa Ruas do Povo, cuja pavimentação foi entregue na última terça-feira, 4, pelo governador Tião Viana à população.

Ele, mais do que qualquer outro morador, tem motivos especiais para estar feliz. Além de não ter mais que pisar na lama quando sair de casa após uma chuva, e nem sofrer com a poeira no verão, seu Francisco também tem um pequeno comércio, do qual tira todo o sustento da família e se anima com a possibilidade de crescimento. “Não era fácil. Com a rua enlameada, quase não apareciam fregueses, cheguei até a pensar em fechar meu comércio”, relata. 

A situação era tão ruim que ele comparava morar na rua Buriti a um ramal de colônia. Tudo era difícil, até mesmo o movimento de pessoas. Ele deixou de vender muitas mercadorias porque, quando no verão, o comércio enchia de poeira e os fregueses não levavam quase nada. 

Mas tudo isso faz parte do passado. Antes da inauguração, a rua Buriti estava pronta há quase uma semana. Seu Francisco disse que nesse pequeno intervalo de tempo conseguiu sentir diferença no movimento de seu comércio. “Já dá para sentir o aumento da freguesia e posso lhe afirmar que o movimento aqui já melhorou cem por cento”, disse ele com a alegria de quem, a partir de agora, vai ver seu comércio prosperar. 

Mas seu. Francisco, não é um caso isolado. A história do seu Raimundo Souza, conhecido por Raimundo Kinô, morador do bairro Zenaide Paiva e dono do Açougue e Mercearia Lima, é muito parecida. Ele também diz estar muito feliz pelas melhorias de infraestrutura que estão acontecendo no município de Feijó, graças ao programa de governo Ruas do Povo. “Colocar tijolos nessas ruas é uma das coisas mais importantes que o governador fez em Feijó, porque o nosso povo estava isolado, a nossa rua tava só o buraco e a capoeira. Muita mudança o nosso governador tá fazendo e muita melhoria a gente está vendo com o “Ruas do Povo”. Essa rua está uma beleza e futuramente vai ficar ainda mais, porque, se Deus quiser, vai ser entrada e saída para BR, praticamente será a rua principal e com isso meu comércio só tem a crescer”, comenta satisfeito.

Raimundo Kinô, morador do bairro Zenaide Paiva e dono do Açougue e Mercearia Lima, também diz estar muito feliz pelas melhorias de infraestrutura que estão acontecendo no município de Feijó

Em todos os outros municípios onde o programa Ruas do Povo passa, leva uma vida nova para os moradores, os relatos praticamente se repetem. Dona Rosineide de Oliveira, moradora e comerciante da Rua Manoel Batista, em Manoel Urbano, compartilha da mesma felicidade de seu Francisco em Feijó. 

Ela lembra que antes da intervenção do Governo do Estado, através do Depasa, em sua rua, seu comércio praticamente não tinha movimento. Nem podia! Chegar até lá era uma verdadeira odisséia. Poucos eram os moradores que se arriscavam, só em pensar na possibilidade de cair na lama e perder tudo o que tinham comprado. 

Seu Maciel Levi Filho, outro comerciante de Manoel Urbano da rua da Praia, que também mandou pintar o comércio para “combinar” com a nova rua (Foto:Assessoria Depasa)
Assim, como a história de seu Francisco, isso também faz parte do passado de dona Rosineide.  Não apenas o movimento em seu comércio já melhorou como ela já mandou providenciar a tinta para deixar o comércio mais bonito. Ela fez a mesma coisa que seu Maciel Levi Filho, outro comerciante de Manoel Urbano da rua da Praia, que também mandou pintar o comércio para “combinar” com a nova rua que estava ganhando do governo do Acre. 

A pavimentação de ruas, que atende constitucionalmente o direito de ir e vir de cada cidadão acaba se tornando também um instrumento de incremento da economia. Isso porque, no caso dos comerciantes, não apenas os moradores das redondezas passam a comprar mais, mas também fregueses de outras ruas e até outros bairros passam a adquirir os produtos nesses comércios. 

É certo que a pavimentação das ruas revitaliza os comerciantes e moradores dos bairros beneficiados. De uma ponta outra do Acre, hoje, é fácil encontrar comerciantes felizes com o aumento das vendas por onde o Ruas do Povo já passou. Também é fácil achar um morador feliz com o direito de ir tranquilamente ao comércio debaixo de chuva sem se preocupar com os tombos e atoleiros. É o caso de seu Idelfonso Siqueira, 61 anos, natural de Brasileia, partiu para Xapuri em 1995 à procura de melhorias na vida de vendedor ambulante. Em Xapuri ele se casou, teve filhos e conseguiu construir seu comércio na rua do Laranjal. Igualmente a outros moradores e comerciantes ele está feliz e tranqüilo por não ter mais que se preocupar com o verão e muito menos com a queda das vendas no inverno. “A semana ainda nem acabou e eu já vendi todos os refrigerantes do estoque, agora estou esperando chegar mais, para vender mais”, diz seu Idelfonso entusiasmado.

Mas não são somente os donos de mercearias que estão felizes com o aumento da demanda no comércio. Seu Aldenir de Queiroz é um forte vendedor ambulante e fala que pra ele não existe tempo ruim. “Antes dessas melhorias eu vendia pouco, se chovia muito eu já podia dar por perdido o dia, porque não dava pra sair de casa. Eu cansei de arriscar, mas sempre voltava do meio do caminho com a mercadoria e a bicicleta nas costas. Hoje em dia cliente nenhum espera ou fica sem um produto, pode chover, pode fazer sol e poeira que eu passo o dia vendendo minhas mercadorias e não deixo meus fregueses na mão nenhum dia se quer. Chego rapidinho pelas ruas abertas pelo Ruas do Povo. Eu já passei por muito sufoco, mas agora eu trabalho tranqüilo e ainda me divirto”, relata o vendedor.

Dos 22 municípios 18 estão executando o programa de pavimentação de ruas, até o final de seu mandato, o governador Tião Viana promete entregar todas as ruas pavimentadas. 
Agência de Notícias do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário