18 de julho de 2011

Governo lança programa de contenção às queimadas e incêndios florestais

dsc_0176.jpg
Agência de Notícias

Na próxima segunda feira, 18, às 9 horas na Biblioteca Pública, o governador Tião Viana lança o Plano de Prevenção Controle e Combate as Queimadas Urbanas e Incêndios Florestais que tem como parceiros a Universidade Federal do Acre, Ibama e Exército . O objetivo do governo, segundo o presidente do Imac, Fernando Lima, é evitar que situações como a de 2005 se repitam. “Em 2005 por causa das queimadas a umidade relativa do ar chegou a 15 por cento. Para evitar tudo aquilo de novo, além dos parceiros, vamos precisar muito do apoio da comunidade. Por isso o governador fez questão de fazer um lançamento para chamar a população a ser fiscal das queimadas urbanas e rurais”, declarou.


Sandra Assunção (Assessoria IMAC)

Fiscalizar em parceria como Ibama e Pelotão Florestal, trabalhar projetos de prevenção ao fogo e apoiar a formação de brigadas são algumas atribuições do Imac no Plano.  Fernando Lima destaca que algumas atividades, como programas de educação ambiental e alternativas ao uso do fogo, já são executadas em Acrelândia mesmo antes do lançamento oficial do plano. “Acrelândia queimou muito em 2005 e preocupou no ano passado, por isso começamos por lá, mas todas as cidades merecem atenção”.


Queimadas Proibidas


Devido a uma Ação Civil Pública dos ministérios públicos federal e estadual, as queimadas estão proibidas no Acre com exceção das cinco cidades do Vale do Juruá, onde é permitida a queima de apenas um hectare. O governo do Estado recorreu da decisão junto ao Tribunal Regional Federal por meio do Imac, mas ainda não há prazo para que as queimadas sejam liberadas no estado.


dsc03986.jpgO entendimento dos Ministérios Públicos Federal e Estadual é que no Juruá a seca não é tão grande e não houve grande impacto ambiental na região. Por isso esse ano as queimadas estão liberadas em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.  Mesmo nessas cidades é preciso que os proprietários tenham licença do Imac.  A multa para quem queimar sem autorização chega a R$ 5 mil.Na próxima segunda feira, 18, às 9 horas na Biblioteca Pública, o governador Tião Viana lança o Plano de Prevenção Controle e Combate as Queimadas Urbanas e Incêndios Florestais (Foto: Arquivo Secom)


“Atualmente fazer manejo de madeira é mais negócio do que o ilícito e aos poucos só a legalidade vai garantir a permanência no mercado. O manejo madeireiro empresarial é consolidado no Estado, agora vamos incentivar mais fortemente o manejo comunitário. Queremos incluir 1.500 famílias nos projetos. Outras atividades como própria pecuária e a piscicultura podem gerar renda desde que feitas sem impacto ao meio ambiente. Inclusive um dos projetos fortes do atual governo é o investimento na piscicultura”, relata Fernando Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário