12 de julho de 2010

Debate sobre plano de governo no Juruá

Tião Viana, Jorge e Edvaldo começam série de 60 encontros com a população para discutir o futuro do Acre

O candidato ao governo do Estado pela Frente Popular do Acre (FPA), Tião Viana, acompanhado de Jorge Viana e Edvaldo Magalhães, os dois candidatos ao Senado da coligação, além do candidato a vice-governador César Messias, abriu ontem, em Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima, no Vale do Juruá, uma série de pelo menos 60 reuniões a serem realizadas em todo o Estado para debater o plano de governo para o período de 2011 a 2014. “Estamos aqui reunidos para uma chuva de ideias, para uma chuva de opiniões”, definiu César Messias ao abrir a primeira reunião, realizada na sede do Seminário Menor de Cruzeiro do Sul, com lideranças empresariais, do comércio, religiosas e da comunidade em geral. Ao ato em Cruzeiro do Sul compareceram pelo menos 400 pessoas.

As reuniões, definidas como oficinas de trabalho, ocuparam todo o dia, com os participantes divididos em grupos setoriais que propõem soluções para os problemas locais e do Estado. As opiniões e sugestões são sintetizadas num relatório a ser incorporado ao plano de governo que Tião Viana vai apresentar aos acreanos ao longo da campanha eleitoral. “Não haveria forma melhor de começar esta campanha. Com essas oficinas nós estamos chamando as pessoas a elaborar o plano e não para empunhar bandeiras decididas em gabinetes”, disse Edvaldo Magalhães. “Esta é a nossa forma de fazer, o nosso jeito de governar. Um jeito diferente que sonhamos lá atrás, há 20 anos, quando lançamos o Jorge Viana candidato a governador pela primeira vez. Perdemos a eleição naquele momento, mas mostramos aos acreanos que nós, mesmo jovens, representávamos o diferencial da política acreana, um diferencial que se afirma agora com a eleição do Tião Viana governador, da minha e do Jorge Viana para o Senado”, disse Magalhães.

Ao lembrar do passado, Jorge Viana afirmou que foi, ali mesmo no Seminário Menor de Cruzeiro do Sul, em 1990, que participou de uma das reuniões mais tristes sua história política. “Vim pedir votos dos seminaristas que estudavam aqui, mas eles me receberam com desconfiança. Era assim que acontecia conosco do PT aqui no Juruá. E hoje, 20 anos depois, estou aqui de alma lavada porque estou vendo que algumas daquelas pessoas do passado estão aqui nos apoiando e nos incentivando nesta luta”, disse. “O apoio da população do Juruá a nós vem se dando porque nós nunca deistimos desta região. Por isso, fizemos tantos investimentos aqui. Se tirarmos o aeroporto, o porto, o hospital regional, a reforma das escolas, agora a ponte que está sendo feita sobre o rio Juruá e a BR-364, que está sendo construída, fica muito pouco”, disse Jorge Viana.
O ex-governador e agora candidato a senador lembrou que isso só está sendo possível graças ao apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem chamou de “pai do Acre”. “Eu ficaria muito triste se a gente elegesse o Tião Viana governador e fizesse de mim e do Edvaldo Magalhães senadores e não déssemos à candidata do presidente Lula uma votação vitoriosa aqui nesta região. Vamos votar em massa na Dilma, a candidata do presidente Lula, porque nós, acreanos, temos a gratidão como uma marca do nosso povo”, acrescentou Jorge Viana.

“Estamos aqui para escutar o nosso povo”, resumiu Tião Viana ao afirmar que as oficinas para a elaboração de seu plano de Governo começaram pelo Juruá como uma forma de homenagens à população local e à região. “Nós estamos aqui para melhorarmos aquilo que já é bom. O governo do Jorge Viana, que quebrou a pedra bruta e contribuiu para a reconstrução do Estado, foi complementado pelo trabalho incansável do governador Binho Marques, que acaba de nos orgulhar com sua gestão que está colocando a educação do Acre entre as melhores do Brasil”, lembrou Tião Viana.

De acordo com o candidato da FPA ao Governo, passada essas duas gestões vitoriosas, “é hora de se buscar a industrialização do Acre e a emancipação econômica das comunidades”. De acordo com Tião Viana, este é um desafio para o qual ele e toda a Frente Popular estão prontos. “Com o Jorge Viana e o Edvaldo Magalhães no Senado, no governo nós levaremos ainda mais adiante o projeto da Frente Popular de melhorar a vida no Acre, acolhendo cada vez mais os mais pobres e buscando meios de preparar o nosso Estado para as gerações futuras”, disse.

Agenda - Tião Viana, Jorge Viana e Edvaldo Magalhães e César Messias estarão hoje em Feijó e Tarauacá, em agendas semelhantes às que ocorreram nas últimas horas em Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima. Os candidatos majoritários da FPA têm chegada prevista a Rio Branco hoje segunda-feira.
(Da Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário