10 de junho de 2010

FPA faz festa popular hoje para homologar candidaturas de Tião, Jorge e Edvaldo


Amanhã, dirigentes realizam outra comemoração, dessa vez em Cruzeiro do Sul, com o mesmo objetivo



Enquanto na oposição o clima ainda é de disputas e indefinições de candidaturas majoritárias - o PMDB uma hora terá candidatura própria e na outra abrirá mão da disputa em nome de uma suposta unidade com o PSDB e a candidatura de Tião Bocalom, que ainda não conseguiu encontrar um vice -, a unidade construída e costurada pelo governador Binho Marques, o ex-governador Jorge Viana, o senador Tião Viana e o presidente da Aleac, Edvaldo Magalhães, terá sua primeira demonstração de força hoje em uma festa simples e popular na Baixada do Sol, a partir das 19h.

Trata-se da Convenção da Frente Popular do Acre, que oficializará a candidatura de Tião Viana e César Messias ao governo do Estado, Jorge Viana e Edvaldo Magalhães ao Senado e a homologação dos nomes dos 24 candidatos a deputado federal dos seus 14 partidos (PT, PC do B, PSB, PDT, PP, PTB, PV, PR, PRB, PTC, PT, PHS, PSDC e PRP) que formarão um chapão, e seis chapas proporcionais que disputarão com mais de 260 candidatos as 24 cadeiras da Assembleia Legislativa do Acre.

Diferente dos anos anteriores, quando eram realizadas convenções separadas e depois uma convenção geral para homologação dos nomes, este ano a FPA, além de fazer uma convenção única, a fará em duas etapas - a primeira hoje em Rio Branco e a segunda amanhã, no Ginásio Jáder Machado, em Cruzeiro do Sul.
A festa em Rio Branco será prestigiada pelo chefe do Gabinete Pessoal do Presidente da República, Gilberto Carvalho, escolhido pelo Conselho Político da FPA como convidado de honra para a convenção do PT e dos 13 partidos que integram a FPA.

Nas duas convenções também serão confirmados os nomes do deputado federal Nilson Mourão como primeiro-suplente de Jorge Viana, por indicação do PT, e Gabriel Maia como segundo-suplente, indicação do PSB. Já os suplentes de Edvaldo Magalhães serão os médicos Júlio Eduardo, indicado pelo PV, e Carlos Beiruth, indicado pelo G8 - grupo dos oito pequenos partidos, a antiga Apinha.

“Essa é uma das novidades deste ano: dois atos que têm a nossa cara: populares e com a marca da unidade de todas as nossas lideranças”, disse ontem Jorge Viana.
Ginásio Coberto é palco das reuniões históricas do PT

A escolha do local da convenção de Rio Branco, o Ginásio de Esportes Álvaro Dantas (Ginásio Coberto), tem um forte simbolismo para a coligação, que este ano comemora 20 anos, dos quais 12 na administração do Estado e 10 na prefeitura de Rio Branco, não só por ser uma das regiões mais populosas da capital, mas por sua importância histórica para a esquerda acreana.

“Foi lá, na nossa querida Baixada, que o PT e a maioria dos nossos dirigentes se fortaleceram como lideranças. Lá também iniciamos nossa caminhada histórica no processo de mudança do Acre, daí porque é importante realizarmos nossa convenção lá”, disse ontem Jorge Viana.

Tradicionalmente, a FPA realiza sua convenção no fim do mês. Este ano, a antecipação para a primeira semana da data regulamentar para realização das convenções, segundo Jorge Viana, tem dois objetivos centrais: garantir tempo hábil para regularização da papelada dos mais de 300 candidatos proporcionais e majoritários e o período da Copa do Mundo e dos jogos do Brasil na competição.

Nas eleições deste ano terá como slogan a frase “Pés no chão e mãos dadas pra uma nova caminhada”. O presidente da executiva regional do PT, Leonardo Brito explica que a convenção de hoje terá dois eixos principais: a homologação dos nomes dos candidatos e respectiva apresentação à militância e também a mobilização dos seus principais dirigentes nos vales do Acre e Purus.


Binho, Jorge e Tião participam da convenção nacional do PT, domingo, em Brasília


Começa hoje o prazo para que partidos políticos realizem convenções para oficializar seus candidatos para presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal, estadual ou distrital.

Os partidos dos principais candidatos à corrida presidencial - PSDB, PT e PV - escolheram a primeira semana do prazo para realizar suas convenções. De acordo com a Lei 9.504, que rege as eleições, os partidos têm até o dia 30 de junho para oficializar as candidaturas.
A convenção nacional do PT está marcada para o domingo (13), em Brasília, e deve se tornar “uma festa” para homologar a candidatura da ex-ministra Dilma Rousseff à presidência da República no Centro de Eventos Unique Palace.

O governador Binho Marques, o senador Tião Viana, o ex-governador Jorge Viana e o prefeito Raimundo Angelim já confirmaram presença no evento. O presidente da executiva regional do PT e coordenador estadual da campanha de Dilma Roussef no Acre, Leonardo Brito, também participará da festa, assim como o ex-senador Sibá Machado, o suplente de senador e jornalista Aníbal Diniz, o coordenador da FPA Francisco Nepomuceno, o Carioca, deputados federais e estaduais.
“Nós estamos organizando um grupo representativo do Acre para prestigiar o evento que vai homologar o nome da companheira Dilma como candidata à Presidência da República”, disse ontem Leonardo Brito.

Página 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário