29 de setembro de 2011

Governador Tião Viana discute economia verde em Nova York

Tatiana Campos  
Fórum de Desenvolvimento Sustentável 2011 debate soluções e tecnologias para uma economia verde

O governador Tião Viana, ao lado de uma comitiva de empresários acreanos, participa, em Nova York (EUA) da terceira edição do Fórum de Desenvolvimento Sustentável 2011 (Foto: Divulgação)
Óleos extraídos de árvores, plantas e sementes que são utilizados na indústria cosmética e alimentícia e já atraem a terras acreanas grandes marcas nacionais. Móveis de design fabricados com madeira certificada, extraída da floresta acreana através de manejo comunitário e que hoje estão em lojas no Brasil e no Reino Unido.

São negócios como esses, aliados a uma política ambiental séria, que têm feito o mundo voltar os olhos para este pedaço da Amazônia chamado Acre.
 
O governador Tião Viana, ao lado de uma comitiva de empresários acreanos, participa, em Nova York (EUA), da terceira edição do Fórum de Desenvolvimento Sustentável 2011, com inciativa do Fórum da Américas e da Associação das Nações Unidas - Brasil (Anubra). O encontro aconteceu nesta segunda-feira, 26, no Harvard Club, com o tema "Brasil: a Nova Economia Verde Global", e foi realizado por Mario Garnero, presidente da Brasilinvest.
 
Além de Tião Viana, os governadores Camilo Capiberibe (Amapá), Marconi Perillo (Goiás) e Eduardo Campos (Pernambuco) foram convidados. A conferência abordou o desenvolvimento sustentável no Brasil e no mundo, a partir da importância relacionada aos negócios, política, sociedade e meio ambiente.

Participam do 3º Fórum de Desenvolvimento Sustentável empresários, acadêmicos e políticos, que discutem soluções verdes que estão sendo empregadas no Brasil, que lidera a chamada economia verde.
 
Entre os palestrantes estão: o vice-presidente do Brasil, Michel Temer, o ex-ministro da Defesa, Nelson Jobim, o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza, e o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton. Os empresários ÁlvaroGarnero e Cristiana Arcangeli são os mestres de cerimônia da conferência.
 
A economia verde começou a ser discutida de forma mais engajada a partir da Rio92, que estabeleceu a Agenda 21, um documento firmado entre as nações presentes na conferência como um compromisso em busca da sustentabilidade nos negócios.
 
Nesta terça-feira, 27, o Fórum das Américas, instituição independente dedicada à discussão de temas relacionados à democracia e meio ambiente, e o CounciloftheAmericas, entidade empresarial, comercial e política fundada por David Rockefeller, realizaram mais um simpósio, com a presença de governadores brasileiros, que discutiram as oportunidades de investimento em seus Estados. O encontro acontece na sede da CounciloftheAmericas, em Manhattan.

Agência de Notícias do Acre

26 de setembro de 2011

Cuidando dos Seus Olhos atinge marca de 10 mil cirurgias de catarata

Nayanne Santana  

Equipe médica do programa já realizou 70 mil consultas e fez a primeira cirurgia de retina no Acre
 
“É com grande orgulho que eu e a equipe do Saúde Itinerante Cuidando dos Seus Olhos, dirigido pelo doutor Fábio Vieira, anunciamos que na quinta-feira, 22, atingimos a meta de 10 mil cirurgias de catarata, também já foram realizadas mais de 70 mil consultas e cinco mil cirurgias oftalmológicas de outros tipos”, revelou o governador Tião Viana (Foto:Gleilson Miranda/Secom)
A possibilidade de enxergar e com isso ter mais autonomia nas atividades diárias, desde as tarefas mais simples às mais complexas, chegou a 10 mil pacientes do Acre, que passaram por cirurgias de remoção da catarata por meio do programa Cuidando dos Seus Olhos, do governo do Acre.

“É com grande orgulho que eu e a equipe do Saúde Itinerante Cuidando dos Seus Olhos, dirigido pelo doutor Fábio Vieira, anunciamos que na quinta-feira, 22, atingimos a meta de 10 mil cirurgias de catarata. Também já foram realizadas mais de 70 mil consultas e cinco mil cirurgias oftalmológicas de outros tipos”, revelou o governador Tião Viana em entrevista coletiva.

Tião Viana recebeu o diretor do programa Fábio Vieira e o médico Luciano Ambrósio em seu gabinete para anunciar à imprensa as metas conquistas pelo programa, que promove cirurgias de cataratas e outros atendimentos específicos na área oftalmológica.

Nesta sexta-feira, 23, iniciaram-se novas cirurgias no Hospital das Clínicas, e os atendimentos seguem até o dia 28 deste mês. Mas o governador anunciou que os atendimentos do programa que está mudando a vida de muitos idosos acontecerão também no interior do Estado e em aldeias indígenas.

“Esse programa é um esforço gigante do governo com o apoio do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o trabalho humano desta equipe para que nós possamos servir a população do Acre”, ressaltou Tião Viana.

Cirurgias de retina começam a ser realizadas

Outra novidade anunciada pelo governador e equipe do Cuidando dos Seus Olhos foi a realização da primeira cirurgia de retina no Estado. O médico oftalmologista Luciano Ambrósio, especialista em tratamentos para a retina, foi o responsável pela primeira cirurgia de retina complexa da história da medicina no Acre, ocorrida no dia 25 de agosto.

“Antes, os pacientes que tinham problemas de retina tinham que viajar. Agora, eles vão poder ficar e fazer segmento da vida deles e tratar esse problema aqui mesmo”, afirmou Tião Viana.

Luciano Ambrósio contou que a paciente que fizera a primeira cirurgia de retina no Acre era jovem e já havia perdido totalmente a visão de um olho e estava perdendo o outro. Segundo o médico, a paciente estava cega há aproximadamente um ano e aguardava na fila para ser operada.

“No dia da cirurgia ela chegou carregada por outras pessoas porque já não conseguia enxergar. Mas no dia seguinte a cirurgia ela saiu andando sozinha e chorando de emoção por ter voltado a enxergar, estava independente, sem precisar da ajuda de outras pessoas. Ela conseguiu recuperar a qualidade de vida dela”, relatou o médico.

Ambrósio assegura que os equipamentos utilizados para as cirurgias são de excelente qualidade e de tecnologia avançada. São máquinas semelhantes às que se encontram em centros médicos referências do país.

Mudança de vida para idosos

O diretor do programa Saúde dos Seus Olhos, Fábio Vieira, destacou que se analisar a situação do Acre nessa área de saúde, não existe nenhuma estatística mostrando que um trabalho semelhante a esse fora feito no Acre. Ele observa que um programa que visa resgatar a visão de pacientes é o que dá nova vida as pessoas, principalmente dos idosos.

“Para vocês terem ideia da envergadura desse projeto, ele tem como estimativa realizar 40 mil cirurgias de catarata, dando prioridade aos pacientes idosos. Acontecendo isso, acredito que o Acre será o primeiro Estado a acabar com a demanda reprimida de cirurgias de catarata. Hoje é uma realidade, nosso país tem envelhecido e é preciso cuidar dessas pessoas”, observou.

Vieira garantiu que no fim dos 12 meses de atuação de sua equipe de saúde será  acabada a demanda reprimida de cirurgias de catarata no Acre. O diretor do programa estima que em outubro os atendimentos sejam na região do Juruá, aproveitando a trafegabilidade da BR-364 para o deslocamento da equipe.
Agência de Notícias do Acre

22 de setembro de 2011

Catie e governo do Acre definem novas parceria

Viviane Teixeira   
Educação, ciência, turismo e produção fazem parte da plataforma de propostas
O governador Tião Viana recebeu em seu gabinete nesta quarta-feira, 21, representantes do Centro Agronômico e Tropical de Pesquisa e Ensino (Catie) e da Universidade de Cooperação Internacional da Costa Rica (Foto: Gleilson Miranda)

O governador Tião Viana recebeu em seu gabinete nesta quarta-feira, 21, representantes do Centro Agronômico e Tropical de Pesquisa e Ensino (Catie) e da Universidade de Cooperação Internacional da Costa Rica. Esta foi a primeira visita feita pela delegação da Costa Rica ao governador e teve como objetivo a definição das áreas prioritárias para o fechamento de novas parcerias.

O Catie é uma instituição internacional cuja missão é a de reduzir a pobreza rural por meio da educação, pesquisa e cooperação técnica, além de promover a gestão sustentável da agricultura e recursos naturais. Combina a ciência, a pós-graduação a cooperação para alcançar essa meta.

"Esta visita faz parte do processo de trabalho conjunto iniciado na gestão do governador Binho Marques, e agora estes laços se fortalecem. Será elaborada uma plataforma de diálogo, com definição das áreas de parcerias. Em novembro novo encontro será realizado e as atividades entram em execução em janeiro do próximo ano", destacou Eufran Amaral, diretor presidente do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC).

As áreas a serem trabalhadas são: turismo ecológico, de aventura e rural, formação de pessoas com a presença de técnicos da Costa Rica em Rio Branco, intercâmbio de alunos, discussão de temas globais como mudanças climáticas. E também o fortalecimento do Polo do Conhecimento, localizado em Xapuri. Durante a reunião ficou definido que a Universidade de Cooperação Internacional das Costa Rica irá disponibilizar curso de formação de pessoas via internet e também serão elaborados estudos para a gestão do turismo no Estado.

As ações conjuntas incluem treinamento, cooperação técnica e ciência. "Foi um encontro proveitoso para conseguimos orientações sobre novos temas para convênios. Vamos elaborar uma proposta e teremos outros encontros. Temos muitas ações encaminhadas", disse o representante da Catie, Ronnie de Camino Velozo. Ainda este ano será realizado um curso internacional sobre governança e mudanças climáticas em Xapuri.

O governador Tião Viana encerrou o encontro agradecendo as parcerias e dizendo que o governo vai trabalhar para corresponder as expectativas do Catie e da universidade. "Fico animado por saber da experiência e da qualidade do trabalho que desenvolvem. Aqui vocês encontram um ambiente de gratidão pelas parcerias". 
Agência de Notícias do Acre

15 de setembro de 2011

Governo investe R$ 4,5 milhões na agricultura familiar

Terezinha Moreira (Assessoria Seaprof) 

Recursos vão permitir atender 100% dos municípios com a compra antecipada dos produtos
O superintendente da Conab no Acre, Filomeno Gomes de Freitas, em reunião nesta terça-feira, 13, com o secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, Lourival Marques (Foto: Assessoria Seaprof)

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai garantir a compra antecipada para formação de estoque de parte da produção de castanha-do-brasil, através da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Coperacre), e de produtos da agricultura familiar para doação simultânea. A operação vai chegar a R$ 4,5 milhões, afirmou o superintendente da Conab no Acre, Filomeno Gomes de Freitas, em reunião nesta terça-feira, 13, com o secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Lourival Marques.

Os recursos do Programa de Aquisição de Alimentos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) na modalidade compra antecipada para formação de estoque permitirá que na safra desse ano a cooperativa tenha recursos para adquirir 100 mil latas de castanhas direto do extrativista. “A agregação de valor é o maior ganho dos cooperados porque a Cooperacre comercializa o produto após beneficiar”, explica, Filomeno Gomes de Freitas.

A Cooperacre deve pagar R$ 15 pela lata in natura da amêndoa. “É um recurso importante para que a Cooperacre consiga trabalhar ao longo do ano, comprando e estocando a castanha até que ela seja beneficiada e revendida”, explicou o secretário da Seaprof, Lourival Marques. A cooperativa trabalha com 1,5 mil famílias associadas em todo o Vale do Acre, região de incidência da castanha, mas não deixa de comprar a amêndoa de outros extrativistas, chegando a beneficiar dois mil coletores.

Dos recursos garantidos pela Conab, R$ 3 milhões serão destinados à compra da produção com doação simultânea, o que permitirá que o programa consiga beneficiar todos os 22 municípios do Estado. Entre as novidades está a inserção do peixe como produto integrante do programa garantindo mercado. Serão destinados R$ 100 mil para a compra do peixe das Colônias de Pescadores. “Conseguir chegar a todos os municípios, vencendo barreiras que antes se apresentavam instransponíveis, é algo singular na história do Acre. Estamos promovendo a segurança alimentar, dignificando o trabalho do produtor familiar”, disse Marques.

O PAA garante a compra da produção dos agricultores familiares cadastrados, sendo uma ação estruturante do programa Brasil sem Miséria. O Programa de Aquisição de Alimentos atende hoje 14 municípios e beneficia mais de 1.400 produtores familiares e mais de 40 mil pessoas através dos trabalhos desenvolvidos por entidades socioassistenciais. Esses números deverão quase dobrar com o aporte dos novos recursos.
Agência de Notícias do Acre

14 de setembro de 2011

Documentário “Soldados da Borracha” em exibição no Cine Recreio

Rose Farias (Assessoria FEM)  
Filme narra a história de quatro seringueiros de diversas origens para mostrar a trajetória de luta

O filme “Soldados da Borracha”, do diretor acreano Cesar Garcia Lima, será exibido em Rio Branco, nesta terça-feira, 13, no Cine Recreio, às 19 horas. O filme “Soldados da Borracha”, do diretor acreano Cesar Garcia Lima, será exibido em Rio Branco, nesta terça-feira, 13, no Cine Recreio, às 19 horas. A sessão aberta ao público, que contará com a presença do diretor do dicumentário tem o apoio do governo do Estado, através da Fundação de Cultura Elias Mansour. O filme foi exibido nos festivais Cine Las Americas (Estados Unidos), Brésil em Mouvements (França) e nas mostras Cine Mube-Vitrine (São Paulo) e Etnodoc (Rio de Janeiro).

Cesar Garcia comenta que o documentário, realizado entre as cidades de Rio Branco, Plácido de Castro e Xapuri, aborda o presente, que dá novo sentido à História: “É a partir da vida atual dos soldados da borracha que essa saga faz sentido para as novas gerações e dignifica os que dela participaram. Tem sido muito gratificante enviar o filme para outros países e estados e saber que mais e mais pessoas estão conhecendo essa saga.”

Realizado em 2010 a partir de prêmio recebido pelo edital Etnodoc, com produção da Modo Operante, do Rio de Janeiro,  o filme narra a história de quatro seringueiros de diversas origens para mostrar a trajetória de luta dos soldados da borracha convocados para ajudar os aliados na Segunda Guerra Mundial.

O diretor também cumpre uma agenda de atividades de apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC 556/02), que reivindica os mesmos direitos de combatentes de guerra aos soldados da borracha. Essa questão voltou à ordem do dia com a inclusão dos soldados da borracha no livro e panteão de heróis da pátria, que terá solenidade em novembro, em Brasília. Ele participou do encontro de soldados da borracha e autoridades no Ginásio do Sesi, no último dia 10.

“Chegou a hora de unirmos esforços para reparar essa injustiça que perdura há décadas. A maior parte dos soldados da borracha ainda vive no Acre e é importante que cada seringueiro ou seus descendentes estejam unidos para mobilizar todo o Brasil na melhoria de suas condições de vida”, diz.

Personagens do filme

Antonio Tomé Dias, Elias Dias de Souza, Justino Antônio de Souza e Walter Nunes de Castro Antonio Tomé Dias é um cearense que veio para a Amazônia durante a guerra com atestado de conduta, porque tinha apenas 16 anos, lutando pela própria contratação nos seringais do Acre. Ainda hoje, aos 82 anos, maneja com habilidade as ferramentas de seringueiro. Com pouca instrução, ele conseguiu incentivar o estudo dos filhos, que se orgulham da formação recebida.

Elias Dias de Souza mora a poucos metros da casa do ex-companheiro de luta Chico Mendes, tendo ajudado a fundar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri. Nascido nos seringais do Acre, descendente de nordestinos, ele participou ativamente da luta sindical que se desenvolveu no Acre a partir dos anos 1970. Aos 77 anos, ele diz no filme: “Eu ainda hoje tenho honra e se pudesse ainda cortava seringa.”

Justino Antônio de Souza, 82 anos, vive em Plácido de Castro, uma cidadezinha a 1h30 de Rio Branco, capital do Acre. Ele mora no estado desde a convocação como soldado da borracha durante a Segunda Guerra Mundial e foi um dos cerca de 55 mil alistados para fazer borracha na Amazônia, junto com dois irmãos. Além de trabalhar como seringueiro durante muitos anos, Justino conviveu com os índios e exerceu várias atividades ligadas à saúde, tendo chegado, entre outros episódios narrados no filme, a amputar a perna de um trabalhador com um serrote, para salvar a vida dele após uma mordida de cobra.

Walter Nunes de Castro, 77 anos, trabalhou 30 deles cortando seringa. Nascido no seringal, ele recorda como os acreanos ensinaram os nordestinos a cortar borracha e comenta também as precárias condições de saúde da floresta, onde pegar malária era bastante comum. Um remédio usado na época para tratar a doença fazia com que urinassem azul. Ele tem sempre em mente que a aposentadoria dos soldados da borracha pode melhorar. Para se divertir, ele frequenta um forró no qual outros companheiros dos seringais não deixam dúvida que a disposição é uma marca do grupo.

Diretor e Roteirista: Cesar Garcia (Rio Branco, Acre, 1964) – Jornalista, poeta e professor-convidado do curso de Especialização em Jornalismo Cultural da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), onde também cursa o doutorado em Literatura Comparada. Trabalhou como crítico de cinema em diversas publicações de São Paulo, incluindo Folha da Tarde, Folha de S. Paulo e SET. Escreveu sobre televisão nas revistas ISTOÉ e Contigo!, da qual foi editor- chefe. Em TV a cabo, foi roteirista do Telecine e editor-chefe do Canal Brasil, no qual dirigiu documentários em Minas Gerais, Ceará e Mato Grosso, tendo criado o programa “Coisas de Cinema”. Vive no Rio de Janeiro desde 1995.
Agência de Notícias do Acre

12 de setembro de 2011

SURGE UM NOVO TEMPO PARA O COMÉRCIO INFORMAL

Nayanne Santana  

Camelôs e feirantes recebem cartões bancários que dão acesso a credito de R$ 5 mil para investir em seus empreendimentos

“Vou utilizar esse dinheiro para aumentar o meu estabelecimento e para comprar mercadorias em São Paulo e revendê-las aqui. O importante é saber que tem que utilizar bem esse dinheiro para gerar mais renda”, afirmou o camelô Pedro Nascimento. (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Aos poucos a vida de 1.800 camelôs e feirantes que atuam em Rio Branco vai sendo modificada e os pequenos empreendimentos desses trabalhadores vão se expandido e saindo da informalidade para se tornarem negócios rentáveis.

No Acre, essa expansão está  sendo possível devido ao programa executado pela Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) em parceria com o Banco do Brasil, prefeitura e Sebrae que possibilitou o acesso ao crédito bancário no valor de R$ 5 mil exclusivo para esta categoria, com juros abaixo do praticado pelo mercado e com parcelamento em até 60 vezes.

Na manhã desta sexta-feira, 9, durante solenidade realizada na agência do Banco do Brasil localizada no bairro 15, na Via Chico Mendes, o governador Tião Viana; o secretário de Pequenos Negócios, José Reis; o secretário de Fazenda, Mâncio Lima Cordeiro; o superintendente do Banco do Brasil, José Carlos Salerno; o gerente do Sebrae, Clóvis Pereira, participaram da entrega de cartões bancários que beneficiaram, neste início, 35 camelôs.

O comerciante Pedro Cunha Nascimento, que há dez anos trabalha com a venda de confecções, foi um dos camelôs que receberam seu cartão. Ele revela que o crédito já tem destino certo.

“Vou utilizar esse dinheiro para aumentar o meu estabelecimento e para comprar mercadorias em São Paulo e revendê-las aqui. O importante é saber que tem que utilizar bem esse dinheiro para gerar mais renda”, afirmou.

Pedro Nascimento ressalta que o acesso ao crédito chegou em ótima hora. A mesma afirmação é feita pela comerciante Antônia Lima, que trabalha com venda de produtos customizados e artesanatos.

“Eu não acreditava mais que um dia nós poderíamos ser tão bem tratados. Durante muitos anos nós víamos as outras categorias de trabalhadores serem beneficiadas com acesso ao crédito, mas graças a Deus, ao trabalho do governador e de nosso sindicato hoje eu posso entrar num banco, ter um cartão e o melhor, ter dinheiro para melhorar meu comércio”, diz Antônia Lima. 

O presidente do Sindicato dos Camelôs e Feirantes da capital, Edigley Rosendo, o Edi Celular, comemora a mudança na vida de seus companheiros. 

“Agora o nosso sonho é real. Esse é o pontapé inicial desse novo momento. Trinta e cinco pessoas já receberam seus cartões e todos sabem exatamente o que vão fazer com esse dinheiro. Aos poucos a linha de crédito é liberada e esse dinheiro será visto em investimentos.

O governo do Estado está  tratando os camelôs de maneira digna, como nunca tínhamos sido tratados”, observou o sindicalista.

O superintendente do banco, José Carlos Salerno, explica que o crédito cedido aos feirantes e camelôs faz parte de uma linha de financiamento especial do Banco do Brasil conhecida como DRS (Desenvolvimento Regional Sustentável), uma estratégia negocial da instituição financeira que tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões onde o Banco atua.

Trabalho e parcerias que dão certo 

O governador Tião Viana ressaltou que esse novo horizonte que surge traz consigo uma oportunidade que será traduzida em empregos que geram salários e, por conseguinte, geram compras.

Tião destacou que a economia informal tem força no mundo inteiro, mas nota que os comerciantes desse setor não investem na formalização de seus negócios porque, em alguns casos, a margem de movimento não é suficiente.


“Com uma atividade dessas, que permite acesso ao crédito, as pessoas se identificam e passam a ter crédito, comprar de maneira regular, em maior escala, a vender e gerar empregos. Assim, o pequeno se torna um gigante. O camelô se torna alguém que abre oportunidade para a vida do país. O crescimento de empregos gera renda que ajuda na receita do Estado e do país. É uma atividade que merece respeito, consideração e está recebendo com o apoio do Governo do Estado, do Sebrae do Banco do Brasil , da Prefeitura e da presidente Dilma”, declarou. 

José Reis, secretário de Pequenos Negócios, lembrou que os camelôs e feirantes não terão apenas acesso a dinheiro para investir em seus empreendimentos. Ele conta que esses trabalhadores terão acolhimento por parte do banco, do Sebrae, da SEPN e ainda, da Secretaria de Estado de Educação que tem um projeto dentro deste programa. 

“Essa parceria com a SEE vai levar aos camelôs a oportunidade para que eles possam dar prosseguimento aos estudos e aprimorar o trabalho. O projeto atende a todas as expectativas desse pessoal que precisava de uma atenção especial. Isso que é a proposta do governo, isso representa o servir de todo o coração, que é levado pelo governador Tião a todo o Acre”, pontuou. Os beneficiados pelo programa do DRS urbano terão capacitações prestadas pelo Sebrae. 

Mais oportunidades de crédito  

Durante a solenidade de entrega dos 35 cartões o superintendente do Banco do Brasil, Carlos Salerno, revelou que nos próximos dias o valor do crédito passar a ser de R$ 15 mil. O acréscimo será possível por meio do MPO (Microcrédito Positivo Orientado), lançado pela presidente Dilma Rousseff no mês passado.

“O Banco do Brasil está autorizado a operar esse crédito que vai até o limite de R$ 15 mil e com taxa de juros de 0,64 ao mês. Uma taxa bastante acessível, que vai proporcionar aos nossos feirantes e camelôs a chance de fazer seus investimentos, seu capital de giro e poder melhorar o ganho nos seus negócios”, destacou Salerno.

8 de setembro de 2011

Saneamento básico para o Acre

Romerito Aquino (Brasília)  


Governador Tião Viana solicita inclusão de todos os municípios acreanos no programa de saneamento da Funasa


O governador Tião Viana solicitou nesta terça-feira, 6, ao presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Gilson de Carvalho Queiroz Filho, a inclusão de todos os 20 municípios acreanos com menos de 50 mil habitantes nos projetos de saneamento básico que serão financiados pelo órgão nos próximos meses.

Com essa proposta, o governador pretende chegar em 2014 com todos os 22 municípios do estado sendo abastecidos por água e esgotamento sanitário, além de terem todas as ruas pavimentadas pelo programa Ruas do Povo, que já vem sendo executado na maioria dos municípios do estado. O presidente da Funasa prometeu estudar o pedido feito pelo governador.

Na audiência com o presidente da Funasa, o governador agradeceu a ele e à presidente Dilma Rousseff as pré-seleções que já definiram o atendimento de quase toda a demanda do estado em termos de abastecimento de água tratada e esgotamento sanitário, o que vai melhorar, em muito, a qualidade de vida das famílias acreanas.

O governador esteve acompanhado na audiência da Funasa do senador Anibal Diniz, coordenador da bancada federal, que não vem medindo esforços políticos para ajudar o governo estadual a liberar em Brasília o maior volume de recursos possível para aplicar em projetos e ações em favor da população acreana.

Segundo o governador, o senador Anibal Diniz tem contado, para isso, com o apoio direto do senador Jorge Viana e dos deputados federais Taumaturgo Lima, Perpétua Almeida, Sibá Machado e Henrique Afonso, que têm participado ativamente das negociações com o governo da presidente Dilma para levar benefícios para o estado.

O governador Tião Viana também esteve em audiência com o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, para tratar da renovação, em novos parâmetros, do contrato de aquisição pelo ministério dos preservativos da fábrica Natex, de Xapuri, que hoje atende parte da demanda nacional por camisinhas.  

O governo do estado pretende ampliar para dois milhões o número de preservativos que a fábrica da Nátex já repassa para o Ministério da Saúde empregar no seu programa nacional de combate à Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, a Natex pretende diversificar a linha de produção da fábrica xapuriense para passar a produzir, também, luvas cirúrgicas.

2 de setembro de 2011

Atletas do Acre brilham nas Paraolimpíadas Escolares 2011

Onides Queiroz  

Desempenho da oitava maior delegação do Brasil causou sensação em São Paulo

Os 47 atletas da delegação acreana fizeram bonito nas Paraolimpíadas Escolares 2011, realizada de 26 a 31 de agosto, em São Paulo. Trouxeram para casa nada menos do que 41 medalhas (Foto:Mardilson Gomes)
Os 47 atletas da delegação acreana fizeram bonito nas Paraolimpíadas Escolares 2011, realizada de 26 a 31 de agosto, em São Paulo. Trouxeram para casa nada menos do que 41 medalhas - 16 a mais do que as obtidas no evento do ano passado.

A principal competição estudantil de esportes adaptados do Brasil está em sua quinta edição e reuniu cerca de 1.200 participantes de 24 Estados do país. É promovida por uma parceria entre o Comitê Paraolímpico Brasileiro e o governo do Estado de São Paulo. Os paradesportistas são portadores de deficiência física, visual ou intelectual, com idade entre 12 e 19 anos. O objetivo das Paraolimpíadas é promover a inclusão social, a saúde e o exercício de cidadania.

A equipe acreana concorreu em quatro modalidades: bocha, atletismo, natação e futebol. Outras competições que ocorrem no evento são judô, goalball, tênis de mesa, tênis em cadeira e vôlei sentado.

O secretário adjunto de Educação e Esporte, Mauro de Deus, que acompanhou a delegação de atletas, guias e apoio na viagem à capital paulista, voltou entusiasmado. Disse que a equipe superou em muito as expectativas. No ranking geral, foi a 7ª melhor classificada. O secretário já  estuda alternativas de ampliação e desenvolvimento de políticas públicas para atender a classe, inclusive na faixa etária adulta. “O  paradesporto é um mecanismo fortíssimo de recuperação no processo evolutivo dos atletas”, afirmou. Ele também relatou a satisfação das famílias ao receber os campeões.

França Veloso, coordenadora administrativa do Núcleo de Apoio Pedagógico Dom Bosco, ressalta que a docilidade é outro ponto forte da equipe. “Eles são muito obedientes e organizados”, reforçou.