30 de dezembro de 2010

Feliz Ano Novo!

Que nesse ano possamos sonhar,
E acreditar, de coração, que podemos realizar cada um de nossos sonhos,
Que esses sonhos possam ser compartilhados pelo bem,
E que eles tenham força de transformar velhos inimigos em novos amigos verdadeiros,
Que nesse ano possamos abraçar,
E repartir calor e carinho,
Que isso não seja um ato de um momento,
Mas a história de uma vida.
Que nesse ano possamos beijar,
E com os olhos fechados, tocar o sabor da alma,
Que tenhamos tempo para sentir toda a beleza da vida,
E que saibamos senti-la em cada coisa simples,
Que nesse ano possamos sorrir,
E contagiar a todos com uma alegria verdadeira,
Que não sejam necessárias grandes justificativas para nosso sorriso,
Apenas a brisa do viver,
Que nesse ano possamos cantar,
E dizer coisas da vida,
Que não sejam apenas músicas e letras,
Mas que sejam canções e sentimentos,
Que nesse ano possamos agradecer,
E expressar a Deus e a todos: “Muito Obrigado!”,
Que nesse “todos” não sejam incluídos apenas os amigos,
Mas também aqueles que, nos colocando dificuldades, nos deram oportunidades de sermos melhores.
E assim começamos mais um Ano Novo,
Um dia que nasce, um primeiro passo, um longo caminho,
Um desafio, uma oportunidade e um pensamento:
“Que nesse ano sejamos, Todos, Muito Felizes!”

27 de dezembro de 2010

Ponte da Liberdade em fase de conclusão

Manoel Urbano já não sofre mais com o isolamento rodoviário durante o inverno. Quarenta anos depois de seu início, a BR-364 agora oferece amplas condições de tráfego de Rio Branco a Sena Madureira e dali a Manoel Urbano. Os usuários podem utilizar a ponte sobre o rio Purus, que fica a 14 quilômetros do centro de Manoel Urbano, que está em fase de conclusão.  Com 477 metros de comprimento, a ponte é atualmente a maior do Acre. Quando a do rio Purus for inaugurada, será a segunda em extensão.

O governador Binho Marques a batizou de Ponte da Liberdade, uma alusão a um dos discursos que fez há quatro anos, na assinatura da ordem de serviço para asfaltamento do trecho de Feijó a Sena Madureira, ato ocorrido em Cruzeiro do Sul. Binho falou que a rodovia poderia ser chamada de ´estrada da liberdade´ devido a sua importância na integração do Acre. A ponte sobre o Purus, no momento em que está liberada ao uso público e as excelentes condições do trecho de Sena Madureira até Manoel Urbano, faz uma via lúdica e ao mesmo tempo real de libertação.

A BR-364 e suas pontes que intercalam seu curso, é um sonho do que começou a ser realizado em 1971, quando a BR-29, depois chamada BR-364 começou a ser aberta pelos 5º e 7º Batalhões de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro. As pontes não estavam previstas no projeto original e Binho Marques deu início a um processo de convencimento que, apesar da resistência dos técnicos nos Ministérios em Brasília, contou com o apoio decisivo do Presidente Lula. Amigo do Acre, Lula fez a seguinte observação sobre a necessidade de pontes de qualidade na BR-364: “Uma estrada sem pontes é como uma perna sem joelho”. Com Lula e o compromisso de Binho com a integração do Estado, perto de um bilhão de reais foram investidos na BR nos últimos quatro anos.

Binho visitou a ponte do Purus

Binho visitou a ponte do Purus na quinta-feira, 23, liderando uma caravana de secretários de Estado, autoridades civis e miltares, deputados estaduais da atual e da próxima legislatura e também do senador recém-empossado, Aníbal Diniz.

A visita marcou a ligação definitiva de Rio Branco-Sena Madureira e Manoel Urbano. Nos próximos 45 dias serão feitos os serviços remanescentes nesta ponte, conforme informou Marcos Alexandre, diretor do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem, Hidrovias e Infraestrutura Aeroportuária do Acre (Deracre), ao lembrar os desafios para tocar a obra: um barco afundado havia décadas impedia a implantação de uma pilastra e a cabeceira do rio na margem sentido Sena Madureira não oferecia condição de fazer aterro menor que 12 metros de altura, mas os engenheiros encontraram uma solução e o aterro é de 6,5 metros.

O governador Binho Marques estava especialmente feliz por ter percorrido em ônibus o trecho de Rio Branco à ponte do Purus, confirmando que a estrada realmente oferece todas as condições de tráfego, assim como a ponte, mesmo não estando completamente pronta, pode ser liberada para passagem de veículos. Binho falou da compreensão que hoje da BR 364 e o quanto ela é vital para o desenvolvimento do Acre: “Não existe mais contradição entre a obra da BR 364 e o nosso projeto de desenvolvimento sustentável”.

A Tribuna

20 de dezembro de 2010

Tião Viana anuncia 1º escalão do governo

Antes de anunciar os secretários, Tião Viana apontou a política como a responsável pelas mudanças realizadas. Ele também criticou as últimas ações realizadas pelo Ministério Público Eleitoral de denunciar os candidatos eleitos.

“Não é no exercício de uma função administrativa, mas é na política que se promove o que é amplo que é o direito à qualidade de vida e das sociedades. Criminalizaram a política e sangraram a democracia deste país com o sentimento de condenação fácil. A equipe de transição cumpriu seu trabalho e cumpriu suas metas”, disse o governador eleito. Tião Viana afirmou ainda que toda a equipe de governo trabalhará com metas e avaliações dos resultados.

“Agora, o time está em campo. A gente planejou os desafios que deverão ser cumpridos ao longo dos quatro anos, e nos primeiros 120 dias o governo será reavaliado por ele mesmo, internamente, e ouvindo a comunidade a cada 120 dias, ou seja, três vezes por ano. Todos têm que ter metas, prazos e resultados”, afirmou o governador Tião Viana.

Jorge diz que a responsabilidade do 4° mandato é maior para FPA

O senador Jorge Viana (PT) foi o primeiro a se pronunciar durante o anúncio oficial da equipe de governo. Em clima de descontração, Jorge Viana brincou com o também senador Aníbal Diniz, dizendo que a reunião teria começado atrasada porque o amigo havia “perdido a hora” depois de uma festa.

O ex-governador prosseguiu seu discurso destacando que este sábado é um dia muito especial para o Acre, para o povo e para a história política que a Frente Popular está construindo. “Nós atuamos e militamos na política, não por um arranjo ou por um tipo de compromisso que até pode ser aceitável para outras políticas. Nós atuamos por ideal. Quando recebemos um cargo, a gente recebe a oportunidade de ajudar a concretizar sonhos”, destacou.

Jorge Viana lembrou o crescimento e respeito adquirido pela Frente Popular ao longo de duas décadas. “A responsabilidade do quarto mandato é tão grande quanto a do primeiro. É maior que a do governador Binho, que quebrou o ciclo convencional do Brasil do mandato de oito anos com sua eleição em primeiro turno. O desafio agora é maior”, observou.

O senador destacou que o governo deverá fazer a opção pelos mais pobres, pelos que não tiveram oportunidade. “O Tião não abre mão de ser tão ou até mais rigoroso, quanto eu fui e o Binho tem sido. Os secretários têm que incorporar os princípios de ética e honestidade. Não tenho dúvida de que estou diante de pessoas competentes e dedicadas”, declarou.

Por fim, o senador concluiu, ressaltando que “Ninguém ganha liderados administrando, mas se trocarmos a palavra administrar por cuidar, acredito que muda completamente o sentido das coisas. O nosso povo não precisa de administradores, precisa de quem cuide de seus interesses”, concluiu.

César Messias garante ter disposição renovada

O vice-governador César Messias lembrou que Binho Marques não teve sentimento de egoísmo ao entregar o governo a Tião Viana. Também lembrou as investigações pelo qual Jorge Viana passou durante o período eleitoral. César Messias garantiu que está com novo ânimo para trabalhar nos próximos quatro anos.

“O meu entusiasmo é renovado. Assemelha-se ao de uma noiva”, afirmou o vice-governador. César desejou bom trabalho a todos os secretários e pediu que eles tenham determinação para que daqui a quatro anos tenha-se um Acre melhor do que o que está hoje.

Aníbal Diniz assegura que mudanças são importantes

O futuro senador Aníbal Diniz (PT) declarou que o projeto da Frente Popular ganhou vida nova com a eleição de Tião Viana. Ele destaca que o projeto mantém o “DNA inicial”, mas vai ganhar vitalidade, diferenciação com relação a alguns movimentos.

“Mudança no procedimento administrativo é algo fundamental para que todos permaneçam rendendo o seu melhor. Não podemos admitir o comodismo porque isso pode gerar a insatisfação da sociedade”, refletiu.

O senador ressaltou que os eleitos estavam ali “como frutos da democracia”, demonstrando o que ele nominou de vontade soberana do povo. “Temos que nos despir de qualquer vaidade para ajudar o governador Tião Viana a fazer um governo de sucesso. Não podemos admitir competição setorial, que um fique disputando holofotes com os outros. Temos que ter todas as atenções voltadas para garantir o sucesso do governo como um todo”, enfatizou.

Secretário de Segurança revela plano de ação

O próximo secretário de Segurança Pública, Ildor Reni Graebner, assegurou que o governo já elaborou um plano de ações que serão iniciadas a partir de 1° de janeiro. Contudo, Graebner revelou que este plano será anunciado pelo governador eleito Tião Viana em breve.

O secretário revelou que durante o período de transição foram levantados todos os problemas na área de Segurança Pública com objetivo de buscar recursos para fazer as adequações necessárias.

A segurança nas regiões de fronteira não será deixada de lado. Graebner adianta que o trabalho será intensificado para evitar aumento na criminalidade e tráfico de drogas. “Vamos fazer um trabalho de fiscalizações nas fronteiras logo no início do ano”, avisou.

O desafio de gestores

O novo secretário de Educação, Daniel Queiroz de Sant’Ana, afirmou que será um desafio grande suceder os últimos gestores da pasta, mas prometeu dar continuidade às ações já realizadas que teriam elevado a qualidade do ensino.

“A responsabilidade é enorme, principalmente diante dos avanços e das conquistas nos indicadores como Ideb e Saeb. A educação está acessível a todas as crianças e adolescentes em idade escolar.

Isso tudo são conquistas que precisam ser mantidas e ampliadas, uma missão que a gente assume com muita responsabilidade. Realmente não vai ser fácil suceder ao nosso governador Binho e professora Maria Correia. A montagem da equipe da educação será tomada em parceria com o governador nas próximas duas semanas”, detalhou o gestor.

A nova secretária de Saúde, Suely de Souza Melo, disse que o trabalho será voltado para a ampliação dos serviços de atendimento, além de instalar uma medição de qualidade das ações a serem implementadas.

“Quando a gente tem o respeito pelo ser humano, tudo fica mais fácil. Seguindo o ensinamento do ex-governador Jorge Viana, que temos que cuidar do Acre, então é um sentimento de valorização do trabalhador, o sentimento de valorização do usuário e a partir disso é ampliar o acesso, estabelecer um sistema de regulação em que as pessoas consigam fluir dentro do sistema de saúde. Não é uma tarefa muito simples, mas com amor, com garra e com um sentimento de unidade a gente vai conseguir dar uma condição melhor de saúde para a população”, falou Suely.

Escolhido para continuar no Departamento de Estradas e Rodagem do Acre (Deracre), Marcus Alexandre Médici Aguiar, declarou que espera terminar em 2011 o asfaltamento dos últimos 80 quilômetros da estrada para Cruzeiro do Sul. Ele ainda disse que nos próximos quatro anos os ramais também serão priorizados.

“Temos as condições para concluir a BR, faltam mais de 80 quilômetros. Agora, para chegar até lá tem um longo caminho e temos que aproveitar o inverno para mobilizar os insumos e aprovar os recursos junto ao governo federal, deixando os projetos em dia e fazendo tudo o que é preciso para que, na abertura de 2011, a gente possa estar trabalhando a pleno vapor.

Outras ações, como o programa estadual de ramais que vai ser discutida com o movimento social, com Incra e a prefeitura, um modelo que possa congregar ainda mais instituições e pessoas apoiando, mantendo a ação dos aeroportos e hidrovias dentro do plano de governo”, finalizou o diretor do Deracre.

Primeiro escalão do novo governo tem oito mulheres

O governador eleito, Tião Viana (PT), anunciou na manhã de ontem na filmoteca da Biblioteca Pública os nomes de 49 secretários, diretores e assessores que comporão o primeiro escalão da administração dos próximos quatro anos. Ele chegou às 9 horas, acompanhado da 1ª dama Marlucia Cândida, e do irmão, o senador eleito Jorge Viana.

O evento que contou com a participação de membros do governo atual e de deputados eleitos foi aberto por um discurso feito por Jorge Viana, seguido pelo suplente de senador, Aníbal Diniz, e pelo vice-governador César Messias. Tião Viana foi o último a falar e explicou a falta do atual governador, Binho Marques, que estaria indisposto. Nos próximos dias, a equipe do governador deverá anunciar a relação de outros três secretários e assessores do segundo escalão.(Freud Antunes e Nayanne Santana)

A Tribuna

13 de dezembro de 2010

Seaprof comemora Dia do Extensionista e lança publicações

Escrito por Terezinha Moreira  
Dia do Extensionista é comemorado com homenagens e lançamento de publicações da série Cadernos da Extensão Agroflorestal publicados pela Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Assessoria/Seaprof)

O Dia do Extensionista, 6 de dezembro, foi marcado por homenagens e lançamento de publicações da série Cadernos da Extensão Agroflorestal publicados pela Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof). Reunidos no auditório extensionistas participaram da programação aberta pelo secretário Nilton Cosson. O extensionista trabalha junto dos agricultores familiares, levando orientação, capacitação e promovendo o acesso a políticas públicas.

Como parte da programação foram lançadas as publicações Roçados Sustentáveis – Produção Familiar e Transição Agroecológica e Sementes Tradicionais do Povo Huni Kui. A primeira publicação da série Caderno da Extensão Agroflorestal foi sobre a Produção de Mudas e Formação de Sistemas Agroflorestais, a segunda, sobre Metodologias Participativas – A Arte de Caminhar pelos Varadouros da Extensão Agroflorestal.

A cartilha, Roçados Sustentáveis traz sugestões que podem auxiliar técnicos, estudantes e produtores para iniciarem as mudanças no preparo da terra que busca reduzir os problemas ambientais com desmatamentos e queimadas, em que isso cause grandes interferências na tradição produtiva dos agricultores e extrativistas da Amazônia.

Em 73 páginas, Sementes Tradicionais do Povo Huni Kui, escrito e ilustrado por agentes agroflorestais indígenas e professores indígenas Huni Kui, é um material educativo que busca se constituir em mais uma ferramenta de trabalho dos extensionistas e contribuir para manter viva a identidade cultural das comunidades. Acima de tudo demonstra o domínio que os povos indígenas detêm sobre a dinâmica produtiva que fortalece a soberania alimentar.

“A Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater) rompeu com os paradigmas convencionais e conservadores do extensionista difusionista, aquele que só levava informação”, disse Nilton Cosson acrescentando que “existem três grandes desafios propostos pela Pnater: o imperativo socioeconômico, as bases técnicas da agroecologia e o enfoque metodológico participativo. Esses são desafios para os profissionais de extensão rural”.

Semana da Agricultura Familiar destaca avanços no meio rural brasileiro

Representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), de organizações públicas e sociais se reúnem de segunda (6) à sexta-feira (10) em Brasília (DF) para avaliar os avanços e as perspectivas de políticas públicas direcionadas para o fortalecimento da agricultura familiar brasileira. Durante a Semana da Agricultura Familiar serão discutidos temas como o fortalecimento da agricultura familiar, a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), políticas de promoção da igualdade entre raça gênero e etnia, o desenvolvimento territorial e a participação social.

A Semana da Agricultura Familiar é uma mostra do alcance do conjunto de políticas públicas do governo federal coordenadas pelo MDA desde 2003 no meio rural brasileiro. Estas ações impulsionaram a capacidade produtiva de mais de 4,3 milhões de unidades produtivas da agricultura familiar, homens e mulheres que, em apenas 24% da área agricultável do País, produzem 70% dos alimentos consumidos diariamente pelos brasileiros. Estas ações englobam políticas de reforma agrária e garantia do direito à terra, de fortalecimento da agricultura familiar, de promoção da igualdade de gênero e de desenvolvimento territorial.

Agência de Notícias

9 de dezembro de 2010

Sete mil estudantes do ensino médio receberão netbook

Ernani Baracho - Assessoria SEE
Mais de 7 mil alunos concluintes do ensino médio terão acesso aos netbook

Alunos poderão continuar com o netbook se passarem no vestibular

O governador Binho Marques lança nesta quarta-feira, 08, na Escola Armando Nogueira, o Programa Ensinomedio.ac.Trata-se de um programa inédito de inclusão digital, que disponibilizará mais de sete mil netbook para estudantes do ensino médio de todos os 22 municípios do Acre.

A iniciativa, além de proporcionar a mais de sete mil estudantes a inserção desses jovens aos computadores, também incentivará a utilização das novas tecnologias como forma de ampliar sua inclusão digital, aumentar a taxa de conclusão e reduzir os índices de abandono e repetência neste nível de ensino. Os alunos da rede pública que conseguirem entrar na universidade ainda poderão usufruir do equipamento através de um novo termo de adesão.  

O Programa Ensinomedio.ac consiste na cessão temporária de equipamentos portáteis de informática tipo netbook aos alunos concluintes do Ensino Médio das unidades de ensino da rede pública estadual. Para ter direito à máquina, o aluno tem que estar devidamente matriculado e com freqüência regular.

Ao todo, 47 escolas em todo o Estado receberão computadores portáteis. Armando Nogueira e Barão do Rio Branco terão o maior número de netbook, com 435 e 587, respectivamente. Em Cruzeiro do Sul, as cinco escolas de ensino médio estaduais receberão no total, 821 máquinas.  Os investimentos no programa são da ordem de R$ 5 milhões de reais, sendo 1,2 milhões com recursos próprios e o restante financiado pelo BNDES.

A Política de inclusão digital no Acre teve início em 2006 com o programa denominado Comunidade Digital, que compreende centros comunitários denominados Telecentros, disponíveis em todos os municípios do Estado do Acre.

Telecentros são Espaços públicos localizados em comunidades e locais estratégicos, estruturados com computadores para cursos de iniciação a microinformática, oficinas temáticas e acesso à Internet, sob orientação e acompanhamento de monitores capacitados.

O programa Comunidade Digital foi inserido em um projeto amplo, denominado de Floresta Digital para a construção de uma rede digital com cobertura em todas os municípios do Acre e o Programa Ensinomedio.ac faz parte desta revolução digital que o Estado vivencia.  
 
Agência de notícia

3 de dezembro de 2010

Atletas acreanos conquistam 46 medalhas em campeonato de kung fu

Evento ocorreu em São Paulo e a delegação do Acre ficou em 4º lugar na classificação geral
Mais de 30 atletas da Super Liga Acreana de Kung Fu compunham a delegação acreana a participar do 8º campeonato internacional de Kung-fu e 4º campeonato brasileiro que foi realizado nos dias 27 e 28 de novembro no ginásio de esportes, Mané Garrincha, em São Paulo.  O grupo conquistou 26 medalhas de ouro, 12 de prata e 04 de bronze.

Na manhã da última quinta-feira, os atletas foram recepcionados na secretaria de turismo, pelo secretário e também por caravanas dos atletas do interior do Estado que vieram prestar apoio pelas vitórias. Após a recepção os atletas saíram em desfile no carro de bombeiros pela cidade para divulgar o sucesso da participação da liga na competição.


DESEMPENHO dos atletas na competição foi
o melhor da história do kung fu acreano


Para o representante da direção da Super Liga Acreana, mestre Nil, o ótimo resultado da participação da equipe é reflexo da seriedade dos treinos e preparação dos atletas. Segundo ele, esse foi o melhor resultado da história do Kug Fu Acreano, tendo superado a marca alcançada em 2007.

“O Acre tem ótimos atletas e esse fortalecimento do esporte no interior tem contribuído para a descoberta de novos talentos. Muitos de nossos atletas já disputaram competições nacionais e internacionais e foram campeões em diversas categorias. A parceria com o Governo do Estado tem sido fundamental para o desenvolvimento do Kung Fu no Acre, com o apoio técnico de locação de ônibus e além da realização do campeonato acreano”, enfatiza o mestre.

O Secretário de Esporte Turismo e Lazer, Cassiano Marques, que é um entusiasmado vê o resultado das práticas de incentivo como a lei de incentivo a cultura e ao esporte, bolsa atleta e outros que contribuem para a promoção das práticas esportivas no Estado.

“O Kung Fu é uma modalidade que vem se fortalecendo no Estado, o resultado conquistado pela liga nessa competição demonstra como os atletas acreanos são disciplinados e dedicados a esse esporte. Além disso, é uma prática que desenvolve um equilíbrio do corpo e do comportamento dessas pessoas, são pessoas que promovem a saúde e a paz. Com toda certeza esse é o melhor retorno para a sociedade que investe nesses talentos”, pontua.

Agência de Notícias