27 de setembro de 2010

Tião, Edvaldo e Jorge realizam últimas visitas às cidades acreanas antes das eleições

Tião, Edvaldo e Jorge já começaram a última rodada de visita às cidades acreanas desta campanha. Na noite de sexta-feira, o candidato a governador, Tião Viana, Edvaldo Magalhães e Jorge Viana, que disputam as duas vagas do Senado, revezaram-se entre Capixaba, Rio Branco e Senador Guiomard para comícios e caminhadas. Contaram com a colaboração do prefeito da capital, Raimundo Angelim, e do governador Binho Marques no revezamento entre os eventos. Neste final de semana, os candidatos da Frente visitam Santa Rosa, Jordão, Tarauacá, Feijó e Marechal Thaumaturgo. Amanhã, a Frente volta às ruas de Rio Branco.

“Nós saímos daqui com o coração cheio de alegria porque é nas ruas que vocês estão mostrando que não querem mais voltar ao passado e ao tempo do desespero”, disse Edvaldo Magalhães no último comício desta campanha em Senador Guiomard. Enquanto Jorge Viana participava de reuniões em Rio Branco, Tião e Edvaldo lideraram uma passeata pelas ruas de Capixaba. Quando Jorge Viana falava em Senador Guiomard, Tião e Edvaldo seguiram para o comício no João Eduardo, nas Quatro Bocas, em Rio Branco. Depois, inverteram as posições: “Esse é o grande diferencial da Frente Popular: a união e a solidariedade entre seus candidatos”, explicou Jorge Viana.

Nos comícios, o candidato a governador pela Frente Popular assumiu o compromisso de executar o programa proposto por Edvaldo Magalhães de implantação de um grande programa de bolsas de estudos de ensino superior para jovens carentes. “Nós estamos aqui assumindo um compromisso pelo futuro do Acre, pelas novas gerações de acreanos”, disse Tião Viana.
Notícias da Hora

22 de setembro de 2010

Agroindústria dobra produção de polpa de frutas




















Escrito por Golby Pullig

Matéria prima é fornecida por mais de 200 famílias de produtores de polos agroflorestais de Rio Branco



Com apoio e incentivo do poder público estadual, agroindústria de polpa de frutas, reativada há dois anos, dobra a capacidade ampliando o beneficiamento de 40 para 80 toneladas do produto ao mês (Fotos: Angela Peres/Secom)
Uma parceria entre poder público, iniciativa privada e comunidade resulta no fortalecimento da cadeia produtiva com base no desenvolvimento sustentável no Acre. A partir desta semana a agroindústria de polpa de frutas, reativada há dois anos, dobra a capacidade ampliando o beneficiamento de 40 para 80 toneladas do produto ao mês. A modernização com a instalação de novos equipamentos recebe recursos do BNDES e investimentos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), prefeitura de Rio Branco, Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre) e Cooperativa dos Produtores de Polpa de Frutas do Estado (Cooperpolpa).

Mais de 200 famílias de produtores de polos agroflorestais de Rio Branco serão responsáveis em fornecer polpas de onze frutas regionais como açaí, graviola, cupuaçu, maracujá, goiaba, cajá, acerola para abastecer o mercado regional, mas o projeto pretende alcançar ainda novos consumidores. "Este é um dos nossos objetivos. Queremos atender melhor a clientela, oferecendo novos produtos e dar alternativa de produção às famílias que vivem nas comunidades rurais", diz Manoel Monteiro, administrador geral da Cooperacre que reúne 26 cooperativas e associações de produtores de Rio Branco, Brasileia e Xapuri.

A agroindústria, instalada no polo agroflorestal Geraldo Mesquita, foi adaptada para receber uma tonelada de frutas por hora com capacidade para abrigar as que estiverem ainda em processo de maturação. Máquinas pré-lavagem fazem a higiene inicial das frutas que são levadas automaticamente para tanques de borbulhamento onde passam pelo processo de sanitização durante o qual a fruta recebe um banho de cloro que atuam sobre os microorganismos. Cortinas de isolamento entre uma sala e outra garantem padrão de sanidade para evitar a contaminação dos alimentos. Seis funcionários receberam capacitação para operar alguns dos poucos equipamentos que necessitam de intervenção humana. O restante do procedimento é realizado por processamento automático de fluxo constante.

César Ochoa, assessor técnico da Seaprof, oferece suporte para diversas cooperativas. Ele explica que o choque térmico não diminui o grau nutricional das frutas durante o processo, chegando ao consumidor com seu valor totalmente preservado. A Agroindústria é a primeira no Acre a pasteurizar polpa de frutas. "Estamos nesse processo de transição em que saímos de uma produção de menos de 40 toneladas para uma previsão de 80 toneladas. Este é um grande exemplo da parceria público, privada e comunitária com impacto direto na produção familiar", diz diretor técnico da Seaprof e coordenador de Assistência Técnica e Extensão Rural, Ronei Santana.

Modernização da agroindústria com a instalação de novos equipamentos recebe recursos do BNDES e investimentos do Governo do Estado (Foto: Angela Peres/Secom)
Produtores se preparam para colher a próxima safra

Produtor Manoel Porfiro amplia área de cultivo para atender demanda crescente (Foto: Angela Peres/Secom)
O polo Geraldo Mesquita, comunidade onde está instalada a Agroindústria de Polpa de Frutas de Rio Branco, tem 54 famílias assentadas que fornecem frutas em quantidade variada para processamento. A presidente da associação de moradores, Marlene Nascimento, diz que a agroindústria garante a destinação dos frutos, como o cupuaçu, por exemplo, que antes ia para o lixo. "Não tínhamos pra quem destinar os frutos da safra. Agora fica mais fácil. Tem pra quem vender toda a produção", afirma lembrando que a empresa trouxe outras melhorias para a comunidade como a pavimentação e piçarramento do ramal e a construção de uma casa para o armazenamento das frutas.

Manoel Porfiro contou mil pés de cupuaçu e continua plantando mais nos 3,5 hectares de terra que possui no polo. Ele se planeja para colher uma boa safra este ano orientado pelos sinais que a própria natureza emite. "Quando flora tarde é sinal de que vai dar muito fruto", avalia. Além do cupuaçu, o produtor investe no plantio e na safra de açaí, goiaba e cajá. Ele será um dos beneficiados da ação da Secretaria de Municipal de Agricultura que irá realizar a destoca, aração, gradagem e adubagem do solo como alternativa ao uso do fogo e estímulo à adoção da cultura perene fomentando o reflorestamento e a cadeia sustentável. "Essa modernização é pioneira na região Norte e resolve problemas de fornecimento para o mercado externo com esta parceria entre o poder público, privado e base comunitária", reforça o secretário de Agricultura do município, Mário Jorge Fadel.

Fonte: Agência de Notícias

20 de setembro de 2010

Profissionais da Saúde firmam compromisso com eleição de Dilma, Tião, Edvaldo e Jorge

Um ato marcado pela emoção e preocupação com o futuro do Estado. Assim foi o encontro dos candidatos da Frente Popular com dois mil profissionais de Saúde realizado na noite da última quarta-feira, no Parque das Acácias, em Rio Branco.

Enfermeiros, técnicos, auxiliares e médicos reconheceram a estruturação e a melhoria geral do setor nos últimos doze anos. Afirmaram também que ainda há muito a ser feito para que a população receba o atendimento que merece. Para eles, a única possibilidade de que esse sonho se torne realidade é com a eleição de Tião Viana governador e Edvaldo Magalhães e Jorge Viana senadores e Dilma presidente.

O prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, e o governador Binho Marques também compareceram ao encontro e, junto com Tião, Edvaldo e Jorge, receberam rosas como homenagem dos profissionais.

Médico e amigo da maioria dos profissionais que estiveram no encontro, Tião Viana reafirmou seus compromissos: “Os governos do Jorge Viana e do Binho estruturaram as unidades de saúde e organizaram os serviços. Agora nós estamos prontos para humanizar o atendimento”. Tião Viana também anunciou que vai ajudar as prefeituras de todo o Estado a colocar mais médicos nos centros e postos de saúde.


O ex-governador Jorge Viana se emocionou ao falar para dois mil profissionais da saúde na última quarta-feira. Vítima, juntamente com sua família, das mais fortes agressões praticadas pelos candidatos Bocalom e Petecão nesta campanha, Jorge Viana, lamentou mais uma vez que a baixaria tenha invadido a campanha eleitoral.

O candidato ao Senado do PT disse que política se faz com amor, com dedicação, como missão de vida: “Eu coloquei minha vida nisso porque tenho amor pelo Acre. Estamos apresentando nossas propostas, pedindo voto de confiança do nosso povo”. Para Jorge, as agressões não são apenas à sua família ou a Edvaldo Magalhães, seu companheiro de chapa na disputa pelas duas vagas ao Senado, “mas a todas as famílias do Acre.”

O candidato da frente pediu que cada um dos profissionais de saúde, que muitas vidas já salvaram no Acre e que são os que mais sofrem com as agressões ao sistema de saúde pela oposição, entre na defesa da manutenção do projeto político da Frente Popular. Jorge Viana disse que a melhor forma de defender a continuidade das ações que estão melhorando a saúde do Acre é trabalhar para a sua vitória e pela eleição de Dilma presidente, Tião Viana governador, além de Edvaldo Magalhães como seu companheiro de chapa ao Senado.

Notícias da hora

14 de setembro de 2010

DEUS É PAI


Eu tinha decidido não escrever mais durante esses últimos dias de campanha, até porque o tempo urge. Mas, vejam só o que aconteceu!

Hoje eu gastei um tempo precioso para garantir a legalidade do meu deslocamento para Tarauacá, aonde participarei de um comício da Frente Popular nesta sexta-feira, 10. Assinei um cheque de 590,00 (quinhentos e noventa reais), correspondente a duas passagens, uma no trecho Rio Branco - Tarauacá e outra no trecho Cruzeiro do Sul - Rio Branco.

Como tenho que retornar no Domingo e nesse dia não tem vôo de Tarauacá para Rio Branco, terei que pegar um carro e me deslocar para Cruzeiro do Sul. Além de assinar o cheque, com cópias para prestação de conta, ainda tive que assinar um contrato com a empresa que comprou as passagens. Observe quanto trabalho para fazer a campanha dentro da lei.

Enquanto isso, um criminoso transportava quase MEIO MILHÃO DE REAIS para ser utilizado, com certeza, na compra de votos.

Meus parabéns à Polícia Federal e a todos que estão se dedicando a rastrear esses maus elementos da política. Parabéns ao TRE e à sua equipe de funcionários que está agindo com patriotismo!

Deus é pai!

Blog do Deputado Moisés Diniz

Candidatos da Frente movimentam Feijó e Tarauacá

Assessoria

Feijó e Tarauacá receberam os candidatos da Frente Popular na última sexta-feira. Tião Viana, candidato a governador, Jorge e Edvaldo Magalhães, que concorrem às duas vagas do Senado, puxaram uma marcha com centenas de pessoas pelas ruas de Feijó. À noite, realizaram um dos maiores comícios da história de Tarauacá. “Em mais de 30 anos, nunca vi nada igual”, disse a professora Francisca Aragão, ex-secretária municipal de Educação.

Antes da passeata de Feijó, Tião, Jorge e Edvaldo visitaram os comitês dos candidatos Cláudio Braga (PP) e Zé Carlos (PT), candidatos a deputado estadual pelo município. Na casa do ex-prefeito Aurélio Braga, reuniram-se com a Associação dos Idosos de Feijó. “Eu voto no Jorge, Tião, Edvaldo e na Dilma porque quero um Brasil melhor para meus filhos e meus netos”, disse a aposentada Maria Ferreira da Silva, 86 anos. Maria de Lourdes do Carmo Castro, 79 anos, quer fazer campanha: “Não é por causa da idade que vou deixar de ajudar as pessoas que tanto fizeram pela nossa terra”, afirmou.

“A idade não é limitação para quem quer ser feliz. Vamos trabalhar para garantir velhice digna para quem tanto fez e ajudou a sociedade”, disse Tião Viana, reafirmando seu compromisso com o programa de Remédio em Casa para quem tem mais de 60 anos.

Ainda em Feijó, os candidatos encontraram-se com crianças e jovens. Conversaram demoradamente com Elias da Silva, 12 anos. Filho de colonos, o mais velho de quatro irmãos, o garoto caminha duas horas por dia para ir à escola e garante que o esforço tem valido à pena.

Os candidatos da Frente chegaram a Tarauacá à noite e foram direto para a rua principal da cidade, onde os candidatos proporcionais já realizavam um dos maiores comícios da região. “Essa festa da boa política me enche de felicidade”, disse Tião Viana.

Notícias da Hora

9 de setembro de 2010

Pequenos produtores, moradores de Rio Branco e idosos abraçam Tião, Edvaldo e Jorge

Assessoria










Os candidatos da Frente Popular ao governo e às duas vagas ao Senado fizeram, no início desta semana, caminhada no bairro Airton Sena junto com o prefeito Raimundo Angelim e mais 400 militantes.


Tião, Jorge e Edvaldo foram recebidos com animação e carinho pelos moradores do bairro. Alguns eram amigos de longa data, como Janiton Alves que, com apenas um braço, foi campeão de Kung Fu disputando com atletas sem deficiência. Para participar da disputa, Janilton contou com apoio do estado quando Jorge Viana era governador, ainda no seu primeiro mandato (1999-2002).

No feriado de 7 de Setembro, a Frente Popular fez campanha na área rural. Tião Viana e os candidatos ao Senado visitaram pequenos produtores do Ramal Samaúma, Plácido de Castro, e do ramal Nova Aldeia, em Senador Guiomard. Eles puderam conferir os bons resultados da agricultura de base familiar e o sucesso do cultivo de frutas junto com seringueiras. “Nós vamos apoiar intensamente essa produção agro-florestal. Os números mostram que ela é altamente rentável”, disse Tião Viana.

Ontem pela manhã, os candidatos da Frente tiveram uma reunião especialmente calorosa com 200 idosos, homens e mulheres, em Rio Branco. Tião Viana anunciou um programa que vai garantir remédios de graça nas casas das pessoas carentes ou portadoras de necessidades especiais com mais de 60 anos.

Antes, na noite de segunda-feira, Tião, Edvaldo e Jorge prestigiaram o jornalista e escritor Sílvio Martinello no lançamento do seu novo livro, “Acre - onde o vento faz curva”.

Notícias da hora


6 de setembro de 2010

Sábado Vermelho: Tarauacá recebe Tião, Jorge e Edvaldo.


Tião Viana

Jorge Viana


Edvaldo Magalhães


Caminhada

Militância


Juventude

Tião Viana, Candidato a Governador, Jorge Viana e Edvaldo Magalhães, Candidatos ao Senado, foram recebidos Sábado com muita festa e alegria pela militância da Frente Popular em Tarauacá.
Milhares de pessoas foram ao aeroporto local recebê-los e em seguida fizeram uma caminhada pelas ruas da cidade. Gente de bicicleta, moto, carro e à pé os acompanharam até o centro da cidade em pleno horário de meio dia. No final ouviram saudações dos candidatos. Vários candidatos à deputados estiveram presentes no evento.


Blog do Accioly

2 de setembro de 2010

Álcool Verde entra em operação e consolida crescimento industrial do Acre


Governador Binho Marques e presidente do Grupo Farias, Eduardo Farias, visitaram início da operação de produção de álcool da usina (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Depois de passar 20 anos fechada, sem nunca ter entrado em funcionamento, a Usina Álcool Verde, antiga Alcobras, instalada no município de Capixaba, na BR-317, iniciou nesta quarta-feira, 1, o primeiro processo industrial de produção de álcool hidratado no Acre, com a moagem de 1.600 hectares de cana-de-açúcar, utilizando equipamentos de última geração agregados à estrutura revitalizada do local.
Nessa primeira etapa, serão fabricados 170 mil litros de álcool combustível por dia, o que representa um total de 6 a 7 milhões de litros de álcool por safra, gerando cerca de 400 empregos diretos e mais de três mil indiretos. O governador Binho Marques e o presidente do Grupo Farias - que investiu R$ 30 milhões no projeto de reativação da usina -, Eduardo José de Farias, participaram desse ato histórico que marca um passo decisivo no processo de industrialização do Acre, baseado em uma economia de baixo carbono com alta inclusão social.

"Essa usina representa para o Acre a geração de emprego e o crescimento da economia. Mais do que isso: ela é um símbolo do desenvolvimento do Estado. A Alcobras representava o descaso, a corrupção e o abandono desse empreendimento construído com dinheiro público. A usina foi reconstruída com recursos da iniciativa privada e hoje é um símbolo da moderna economia do Acre", afirmou o governador Binho Marques.

Participaram da cerimônia na Álcool Verde, além de secretários de Estado, o presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Pedro Ranzi; o prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), Raimundo Angelim; os prefeitos de Capixaba (Joais Santos), Plácido de Castro (Paulinho Almeida), Xapuri (Bira Vasconcelos) e Epitaciolândia (José Ronaldo); o presidente da Federação das Indústrias do Acre, João Francisco Salomão; o presidente da Federação de Agricultura, Assuero Veronez; funcionários e trabalhadores da usina.

O Grupo Farias atua no segmento sucroalcooleiro há mais de 40 anos no Brasil e possui dez usinas no país, com unidades em São Paulo, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás e Acre. "Uma usina como essa gera outros negócios, movimenta o mercado local. E isso já pode ser visto tanto em Capixaba como nas cidades vizinhas. O nosso compromisso com o governo e com o povo do Acre é trazer desenvolvimento e bem-estar social para este Estado", afirmou Eduardo Farias.

A revitalização da Álcool Verde só foi possível depois de um processo iniciado pelo então governador Jorge Viana, quando solicitou ao Banco do Brasil que vendesse o que havia sobrado do projeto. A Assembleia Legislativa do Acre aprovou, em março de 2005, a lei que autorizava o Estado a assumir o álcool combustível da região. Hoje, o Grupo Farias consegue consolidar a Usina Álcool Verde como um empreendimento ambientalmente correto, economicamente viável e socialmente justo.

Além do álcool, a usina tem perspectivas de ampliar a produção fabricando açúcar, podendo atender a todo o mercado do Norte e exportar para outros países via Estrada do Pacífico. "Em um raio de 750 quilômetros ao redor da usina, temos quase 40 milhões de habitantes que poderão ser consumidores desse açúcar. Ou seja, estamos com demanda garantida", avaliou o presidente do Grupo Farias.

A usina também poderá gerar energia alternativa a partir do bagaço da cana, tendo capacidade de produzir nessa primeira etapa cerca de 50 megawatts, sendo 10 para consumo interno e 40 para distribuição no sistema de energia do Linhão, podendo atender, por exemplo, a demanda de uma cidade do tamanho de Cruzeiro do Sul.

O Grupo Farias possui 60% das ações da Usina Álcool Verde, o governo do Acre, 5%; e o Grupo Santa Elisa, da família Biaggi, 10%. As empresas e pessoas físicas donas das cotas integralizam os 25%. A capitalização das cotas do governo acreano será revertida em pesquisa científica e tecnológica.

Gestores e autoridades marcaram presença nessa primeira etapa de funcionamento da Álcool Verde que marca um importante passo no desenvolvimento industrial do Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Produção ambientalmente correta

Maior parte da colheita é feita de forma mecanizada. Máquinas já estão operando (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O Governo do Estado e a licença de operação expedida pelos órgãos de controle ambiental determinam que toda a colheita da cana-de-açúcar da Álcool Verde seja sustentável, para servir de exemplo para outras regiões do país. O álcool não será limpo apenas por ser melhor que a gasolina, pois emite menos carbono, mas principalmente em todo o processo produtivo. A maior parte da colheita é feita de forma mecanizada, mas onde não for possível o acesso das colheitadeiras, será utilizada mão-de-obra humana. Calcula-se que pelo menos 180 pessoas sejam contratadas para esse trabalho.

Toda cana-de-açúcar usada como matéria-prima na Álcool Verde está sendo plantada em áreas que já estavam desmatadas. O cultivo ocupará estimados 0,18% da área total do Acre, em geral terras de pastagens já degradadas. De acordo com um estudo da Embrapa Acre, num raio de 30 quilômetros de distância da Usina, existe mais de 80 mil hectares de terra nessas condições e que estão aptas para cultivo da cana, abrangendo além de Capixaba, os municípios de Senador Guiomard e Plácido de Castro. "Pela qualidade que possui, essa usina também representa para o Acre um compromisso com a responsabilidade social e ambiental. Não é à toa que se chama Álcool Verde", disse Binho Marques.
Combustível mais barato

Secretário de Agricultura e Pecuária, Mauro Ribeiro, reafirmou os inúmeros benefícios da usina no Acre, como a possibilidade de oferta de combustível mais barato (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
A Usina Álcool Verde inicia sua produção em fase experimental, mas quando atingir sua capacidade máxima estará fabricando 120 milhões de litros de álcool por safra. "Daqui pra frente estaremos investindo no plantio e reforma dos nossos equipamentos, para ampliarmos nossa produção", garantiu o Diretor Regional de Operação do Grupo Farias, Horácio Muroa.

A produção poderá representar uma redução significativa no preço do combustível nos postos de gasolina do Acre. De acordo com estudos da Agência Nacional de Petróleo, o preço do álcool só vale a pena para o consumidor se custar menos de 70% do preço da gasolina, o que não acontece no Estado, onde somente na capital, o etanol sai a R$ 2,44 em média, enquanto a gasolina custa em torno de R$ 2,90. Com a produção da Álcool Verde, o preço do álcool pode atingir esse patamar e, segundo o secretário de Agricultura e Pecuária do Estado, Mauro Ribeiro, baixar para menos de R$ 2.

"Esse resultado dependerá de uma negociação da usina e das empresas distribuidoras, mas essa pauta sem dúvida entrará em discussão, já que sendo produzido no Acre, o álcool custará muito mais barato para os revendedores", explicou.

"Temos aqui a prova de um futuro melhor para todos", diz Binho

No ato que marcou início da operação da Usina Álcool Verde, os discursos emocionados deram o tom desse importante momento para o Acre, com a economia industrial se consolidando. "Nós vimos esse espaço completamente abandonado, e agora poder compartilhar desse recomeço é motivo de alegria para todos", afirmou Binho Marques.

A usina está instalada em uma Zona Especial de Desenvolvimento (ZED), conceito criado pelo Governador Binho Marques para definir áreas de maior dinâmica econômica, localizadas na área de influência direta das rodovias federais BR-317 e BR-364, dotadas de melhor infraestrutura, com empreendimentos consolidados, ocupação territorial definida e significativo capital social. Assim como a Álcool Verde, existem outros importantes empreendimentos nessa região, como a fábrica de Pisos de Xapuri, a fábrica de preservativos Natex e o Complexo de Aves de Brasileia, que abate 12 mil aves por ano no Acre.

"Nós queremos levar esse modelo de zona de desenvolvimento para outras regiões do Estado. Hoje estamos vivendo aqui a prova de um futuro melhor para todos", disse o governador.
AC 24 Hs